Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94882
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
dc.contributor.authorRodrigues, Lúcia Diana Silva-
dc.date.accessioned2021-05-05T22:00:14Z-
dc.date.available2021-05-05T22:00:14Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.date.submitted2021-05-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94882-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractCom este estudo pretendemos compreender qual o papel do líder escolar no contexto de crise, especialmente provocada por uma pandemia. Para isso realizamos entrevistas a presidentes de conselho executivo para conhecer as suas perceções acerca do seu papel no contexto de crise causada pela COVID-19.Os estudos sobre lideranças contribuem para a melhoria das práticas de gestão e de governança de escolas e, naturalmente, para a promoção do sucesso escolar dos alunos. Estamos numa fase marcada pela pandemia de COVID-19 que acarretou muitas consequências a todos os níveis da sociedade e a educação foi um dos sectores mais prejudicados. A pandemia causada pela COVID-19, irremediavelmente, marcará o século XXI e este estudo explica como é que as escolas se adaptaram e qual a perceção dos dirigentes escolares entrevistados acerca dos desafios que a escola atravessa consequentes deste problema de saúde pública, como também identifica as estratégias adotadas pelos presidentes de conselho executivo perante o contexto de crise pública e analisa as perceções dos mesmos sobre a importância dos diferentes tipos e níveis de liderança em contexto de crise. Apesar da incerteza e da falta de formação e preparação, os líderes consideram que o balanço do trabalho desenvolvido, durante os primeiros meses de pandemia, é positivo. Verificando-se que, para os dirigentes escolares a criação de condições de aprendizagem e a preservação da saúde e segurança foram as prioridades a ter conta, perante os vários desafios provocados pela COVID-19.por
dc.description.abstractWith this study we intend to understand the role of the school leader in the context of crisis, especially caused by a pandemic. To this end, we conducted interviews with presidents of the executive council to get to know their perceptions about their role in the context of the crisis caused by COVID-19. Studies on leadership contribute to the improvement of school management and governance practices and, of course, to promoting students' academic success. We are in a phase marked by the COVID-19 pandemic, which has had many consequences at all levels of society and education has been one of the most affected sectors. The pandemic caused by COVID-19 will irreparably mark the 21st century and this study explains how schools have adapted and the perception of school leaders interviewed about the challenges that the school is experiencing as a result of this public health problem, as well as identifying the strategies adopted by the presidents of the executive council in the context of a public crisis and analyzes their perceptions of the importance of different types and levels of leadership in a crisis context. Despite the uncertainty and the lack of training and preparation, the leaders consider that the balance of the work developed, during the first months of the pandemic, is positive. It is verified that, for school leaders, the creation of learning conditions and the preservation of health and safety were the priorities to take into account, in view of the various challenges caused by COVID-19.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLiderança escolarpor
dc.subjectcrisepor
dc.subjectincertezapor
dc.subjectdesafiospor
dc.subjectprioridadespor
dc.subjectSchool leadershipeng
dc.subjectcrisiseng
dc.subjectuncertaintyeng
dc.subjectchallengeseng
dc.subjectprioritieseng
dc.titleA liderança escolar em contexto de crise pandémica de COVID-19por
dc.title.alternativeSchool leadership in the context of the COVID-19 pandemic crisiseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-
degois.publication.titleA liderança escolar em contexto de crise pandémica de COVID-19por
dc.date.embargoEndDate2021-12-17-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2021-12-17*
dc.identifier.tid202719448-
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Administração Educacional-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRodrigues, Lúcia Diana Silva::0000-0003-2513-4884-
uc.degree.classification17-
uc.date.periodoEmbargo365-
uc.degree.presidentejuriMatos, Armanda Pinto Mota-
uc.degree.elementojuriSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
uc.degree.elementojuriMartins, Maria Fernanda Santos-
uc.contributor.advisorSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3177-5493-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE_LúciaRodrigues_com Altarações.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

300
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

150
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons