Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94872
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Jacqueline Ferreira-
dc.contributor.authorCosta, Fabrice da-
dc.date.accessioned2021-05-04T22:00:18Z-
dc.date.available2021-05-04T22:00:18Z-
dc.date.issued2020-03-25-
dc.date.submitted2021-05-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94872-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Serviço Social apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO presente relatório tem como ponto de partida a questão: “Quais os percursos de vida dos jovens institucionalizados nos centros educativos?” e como objetivo geral, a compreensão dos percursos de vida dos jovens e as expectativas que possuem para o seu futuro a nível pessoal e profissional após o término da medida de internamento. Como objetivos específicos pretende-se analisar e compreender a história de vida de cada jovem, perceber as dificuldades e os problemas que surgiram ao longo da sua infância, perceber as expectativas de vida destes jovens após a sua saída do Centro Educativo e os seus planos profissionais e, por fim, percecionar a consciência que os jovens têm acerca do crime que cometeram.A investigação foi descritiva e explicativa, através de técnicas de recolha de dados como a observação estruturada, a consulta dos processos e relatórios da população-alvo e a entrevista semi-estruturada. Para além disso, construímos um biograma de cada jovem com base nos dados recolhidos. A fase metodológica utilizada foi de natureza qualitativa e quantitativa, uma vez que terá uma vertente descritiva e de interpretação de opiniões.Com este estudo concluiu-se que os percursos de vida dos jovens institucionalizados no centro educativo são pautados de vários problemas que influenciaram os seus comportamentos. São jovens que apresentam problemas com consumos de substâncias e convívio com pares pouco convencionais. Apresentam práticas educativas pouco consistentes, como a fraca supervisão parental e familiares ou referências com antecedentes de consumos de substâncias e/ou comportamentos antissociais. A nível escolar prevalece o fraco rendimento, por vezes originando em retenções e abandono. A nível pessoal, não apresentam uma responsabilização pelos delitos cometidos nem uma descentração, prevalecendo o egoísmo.por
dc.description.abstractThe present report has as starting point the question: “What are the life paths of young people institutionalized in educational centers?” and as a general goal, the understanding of the life paths of young people and the expectations they have for their future at a personal and professional level after the end of the internment measure. As specific goals it is intended to analyze and understand the life story of each young person, the difficulties and problems that arose during their childhood, the life expectations of these young people after leaving the Educational Center and their professional plans and, finally, to perceive the awareness that young people have about the crime they committed. The investigation was descriptive and explanatory, using data collection techniques such as structured observation, consultation of the target population's processes and reports and semi-structured interviews. In addition, it was created a biogram of each young person, based on the data previously collected. The methodological phase used was of a qualitative and quantitative nature, since it will have a descriptive view and interpretation of opinions. With this study it can be reckoned that the life trajectories of the young people institutionalized in the Educational Center are lined by several problems that influenced their behavior. They are young people who have problems with substance use and who are living with unconventional peers. They have poorly consistent educational practices, such as poor parental supervision and family members or references with a history of substance use and/or antisocial behavior. In a scholar level a poor performance prevails, sometimes resulting in failing the year and abandonment of school. On a personal level, they do not have a sense of responsibility for the crimes committed or a decentralization, prevailing the selfishness.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCentro Educativopor
dc.subjectDelinquência juvenilpor
dc.subjectExpectativaspor
dc.subjectPercursos de vidapor
dc.subjectEducational Centereng
dc.subjectJuvenile Delinquencyeng
dc.subjectExpectationseng
dc.subjectLife pathseng
dc.titleMarcas do Passado: Percursos de vida de jovens institucionalizados em centro educativopor
dc.title.alternativeMarks of the past: Life paths of institutionalized young people in an educational centereng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleMarcas do Passado: Percursos de vida de jovens institucionalizados em centro educativopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202719022-
thesis.degree.disciplineServiço Social-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Serviço Social-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCosta, Fabrice da::0000-0001-6167-4103-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriGuerra, Joana Carla Marques Vale Mendes-
uc.degree.elementojuriSantos, Clara Maria Rodrigues Cruz Silva-
uc.degree.elementojuriMarques, Jaqueline Ferreira-
uc.contributor.advisorMarques, Jaqueline Ferreira-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0088-8260-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Marcas do Passado.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

89
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

117
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons