Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94856
Título: Contributos para a investigação do treino de Visualização Mental em jovens atletas: Revisão Integrativa
Outros títulos: Contributions to Research on Imagery Intervention in Young Athletes: Integrative Review
Autor: Silva, João Paulo Oliveira da
Orientador: Breda, Maria São João Castilho
Palavras-chave: visualização mental; imagética; jovens atletas; treino mental; eficácia; mental visualization; imagery; young athletes; mental training; efficacy
Data: 24-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Contributos para a investigação do treino de Visualização Mental em jovens atletas: Revisão Integrativa
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Coimbra
Resumo: O presente estudo procede a uma revisão de estudos de intervenção de visualização mental no domínio do desporto. Assumindo-se como exploratório e descritivo, pretende conceder contributos para a revisão de literatura neste domínio, focando-se em intervenções com atletas crianças e adolescentes. Tem como objetivos os seguintes: (1) fazer um levantamento de estudos recentes com intervenções em VM com jovens atletas, quer sobre modalidades desportivas individuais quer coletivas, através de uma pesquisa em bases de dados; (2) com uma subamostra relativa às modalidades coletivas, proceder a uma caracterização num conjunto de parâmetros, constituindo para tal uma grelha de descrição/caracterização; (3) com essa subamostra, caracterizar detalhadamente e avaliar o grau em que os estudos cumprem um conjunto de critérios metodológicos no seu desenho, e que tornam robustas as conclusões retiradas com base nos resultados, seguindo as recomendações de Cumming e Ramsey (2009); finalmente, (4) integrar e discutir informação relativa às bases teóricas, critérios de robustez metodológica e resultados, no sentido de avaliar o grau de convergência entre resultados dos estudos, e, por fim, discutir potenciais problemas na obtenção de evidência empírica consistente pela aplicação de programas de treino de VM com este tipo de população. A pergunta norteadora foi especificada do seguinte modo: De que forma variam os estudos no cumprimento dos critérios de robustez metodológica previstos por Cumming e Ramsey (2009)? Outras questões foram acrescentadas de forma complementar, como: Essas variações repercutem-se ao nível dos resultados? O que pode explicar tais discrepâncias ao nível dos resultados?A amostra total constituiu-se em dezassete artigos e a subamostra em sete. Foram identificadas diferenças substantivas entre os estudos. Tal como na amostra total, também na subamostra houve uma baixa frequência de resultados inequivocamente positivos. Ao realizar a classificação dos estudos simultaneamente sobre dois critérios, quer sobre procedimentos de controlo metodológicos previstos por Cumming e Ramsey (2009), quer pelos resultados apresentados, verificaram-se que alguns estudos com maior robustez metodológica apresentavam resultados pobres ou mistos, embora também se tenham verificado alguns que confirmam a eficácia, nomeadamente, em intervenções VM combinadas com outras.Como pontos fortes, os estudos revelam um profícuo entrecruzamento entre teorias, que abrangem os planos da operacionalização de imagética no treino e da avaliação de múltiplos construtos associados ao desempenho desportivo. Como pontos frágeis identificam-se os tamanhos das amostras e limitações do desenho de investigação, o que levou a um levantamento de recomendações para futuros estudos neste domínio.
The present study carries out a review of research that implements and evaluates imagery interventions in sports. This study is exploratory and qualitative, and intends to contribute to the literature review in this domain, with specific focus on young (children and adolescent) athletes.Its goals are: (1) to collect a set of recent studies of imagery interventions with young athletes, in individual and collective sports, through database search, (2) with a subsample behind interventions on collective sports, to characterize a set of relevant parameters of this body of research by building a grid for description / characterization of studies (3) with this subsample, to analyze in detail and evaluate the degree to which the studies fulfill a set of methodological criteria in their design, according to the recommendations of Cumming and Ramsey (2009), and finally (4) to integrate and discuss information about the theoretical bases, criteria of methodological robustness, results and discuss potential problems in obtaining consistent evidence of results in the application of VM training programs for this population.For the present integrative review, a guiding question was specified: How do studies vary in meeting the methodological robustness criteria recommended by Cumming & Ramsey (2009) on this domain? Other complementary questions have been added like: Do these variations have repercussions at the level of results?The sample consisted in seventeen articles, and the subsample about seven. Imagery intervention studies in the sample differ substantively among each other. As observed in total sample, also in the subsample there was a low frequency of unequivocally positive results. With the subsample classified in two aspects, (1) on control procedures defined by Cumming and Ramsey (2009) and (2) on the results, it was observed that among studies with greater robustness some had poor or mixed results, and others had positive outcomes, especially for interventions combining imagery with other mental training. Strengths observed in the subsample studies include the bringing together of different theories, namely at the level of imagery operationalization in training, or at the level of evaluation of multiple constructs associated with sports performance. Fragile spots include small sample sizes, and limitations to research design. In the discussion also problems and recommendation for future research were identified.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94856
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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