Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94852
Título: Acompanhamento e Avaliação dos Programas Eco-Escolas e Métodos de Estudo e Trabalho Autónomo no Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro
Outros títulos: Follow-up and Evaluation of the Eco-school Programs and Methods of Study and Self-employment work in the Eugene Group of Schools of Castro
Autor: Lencastre, Maria Beatriz Girão de Campos
Orientador: Bidarra, Maria da Graça Amaro
Palavras-chave: Educação Ambiental; Eco-Escolas; Métodos de Estudo; Motivação e Rendimento Escolar; Environmental education; Eco-school; Teaching methods; Motivation and School results improvement
Data: 26-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Acompanhamento e Avaliação dos Programas Eco-Escolas e Métodos de Estudo e Trabalho Autónomo no Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro
Local de edição ou do evento: Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro
Resumo: Este relatório pretende refletir o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular que decorreu no Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, conferindo principal destaque a dois projetos educativos, Programa Eco-Escolas e Programa META (Métodos de Ensino e Trabalho Autónomo).O Programa Eco-Escolas tem vindo a ser desenvolvido no Centro Escolar de Solum Sul desde 2012 e o trabalho realizado consistiu no acompanhamento e avaliação deste programa. Foram realizadas várias atividades com todos os alunos da escola com o objetivo de os alunos, e posteriormente os encarregados de educação, através dos alunos, adquirirem mais conhecimento/ informação sobre ecologia e sustentabilidade e mudarem os seus hábitos em relação ao meio ambiente, tanto na escola como fora dela. Todas as atividades estão descritas e avaliadas neste relatório.O Programa META, realizado na Escola Básica Eugénio de Castro, deu continuidade ao trabalho desenvolvido em anos anteriores, com novos alunos. Neste caso, foram alunos do 5º ano de escolaridade, com duas ou mais negativas no 1º período, que participaram nas sessões descritas e avaliadas neste relatório.O estágio incluiu ainda a colaboração em diversos projetos, como o Projeto AutoSTEM, que teve como objetivo desenvolver estratégias e recursos educativos, através da realização de oficinas de construção de autómatos/brinquedos com movimento, uma dedicada a educadores e professores e outra aos alunos. Acresce o Programa PROAA que foi proposto e desenvolvido no âmbito do estágio, este ano letivo de 2018/2019, para alunos do 2º ano de escolaridade na Escola Básica da Solum, com o objetivo de promover a autoestima e a assertividade nas crianças, através de atividades realizadas em sala de aula e no recreio.
The purpose of this report is to evidence the work done during the academic internship in the Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, highlighting two educational programs: (1) Eco-Escolas and META (methods of education for autonomous work)The Eco-Escolas program has being developed in the Solum Sul Educational Center since 2012 and its purpose was to evaluate and follow up on the undergoing work. Several activities were putted into place with all the community so that the students and academic tutors through them could have more information on the need to change ways to have a more ecological and sustainable relation with the environment, either within the school or outside it. All of these activities are detailed on this report.The META program, which took place on Eugénio de Castro elementary school, was a continuation of the work being done in previous years, incorporating new student into it. In this case, students from the 5th grade, where at least a set of them with negative grades were selected to undergo into some of the activities detailed and assessed in this report.The internship included also the participation in some project like the AutoSTEM, which was aiming to develop strategies and education materials by building educational toys with movements in order to be used by students and teachers. In addition, it also included the PROAA program which was designed by this year interns to the 2nd grade students of Solum elementary school to promote a better self-esteem and assertiveness on the children by creating either school-room and break time activities.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94852
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
Relatório de Estágio Beatriz Lencastre Final.pdf9.21 MBAdobe PDFAcesso Embargado    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

123
Visto em 26/mar/2024

Downloads

7
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons