Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94851
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dc.contributor.advisorPais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco-
dc.contributor.advisorMónico, Lisete Santos Mendes-
dc.contributor.advisorBerger, Rita-
dc.contributor.authorGraça, Marta Alexandra Miranda-
dc.date.accessioned2021-05-03T22:04:53Z-
dc.date.available2021-05-03T22:04:53Z-
dc.date.issued2019-07-08-
dc.date.submitted2021-05-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/94851-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractThis study analyses the relationship between Decent Work and Work Engagement in Portuguese and Brazilian higher education teachers/researchers, and aims to identify distinct emergent profiles resulting from the relationship between these variables. The sample is composed of 749 participants and data was collected online, in both Portugal and Brazil, using the Decent Work Questionnaire (DWQ) and the Utrecht Work Engagement Scale (UWES). Results of multiple linear regressions show that Decent Work dimensions predict Work Engagement in all its three dimensions (Vigor, Dedication and Absorption). Profiles of workers regarding Decent Work dimensions were created using the K-means procedure. Differences regarding Work Engagement and its respective dimensions were analyzed through a MANOVA. The results help organizations to apply new strategies and policies for promoting higher levels of decent work, especially Opportunities to make their workers feel more engaged with their work. Limitations and directions for future research are considered..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................eng
dc.description.abstractO presente estudo analisa a relação entre o Trabalho Digno e o Engagement no trabalho em profissionais académicos portugueses e brasileiros, e tem como objetivo identificar perfis distintos emergentes da relação entre estas variáveis. A amostra é composta por 749 participantes e os dados foram recolhidos online, em Portugal e no Brasil, recorrendo à utilização do Decent Work Questionnaire (DWQ) e à Utrecht Work Engagement Scale (UWES). Os resultados das regressões múltiplas lineares mostram que as dimensões do Trabalho Digno prevêem o Engagement no trabalho em todas as suas três dimensões (Vigor, Dedicação e Absorção). Os Perfis dos trabalhadores em relação às dimensões do Trabalho Digno foram criados usando o procedimento K-means. As diferenças em relação ao Engagement no trabalho e as suas respetivas dimensões foram analisadas através de uma MANOVA. Os resultados ajudam organizações a aplicar novas estratégias e políticas de promoção de níveis mais elevados de Trabalho Digno, especialmente de Oportunidades, para fazer os seus trabalhadores sentirem-se mais "engaged" com o seu trabalho. Limitações e direções para investigações futuras são consideradas...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................por
dc.language.isoeng-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectTrabalho Dignopor
dc.subjectPerfis de Trabalho Dignopor
dc.subjectEngagement no Trabalhopor
dc.subjectProfissionais Académicospor
dc.subjectDecent Workeng
dc.subjectDecent Work Profileseng
dc.subjectWork Engagementeng
dc.subjectAcademic Personneleng
dc.titleDecent Work and Work Engagement: A profile study with academic personneleng
dc.title.alternativeTrabalho Digno e Engagement no Trabalho: um estudo de perfis com profissionais académicospor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleDecent Work and Work Engagement: A profile study with academic personneleng
dc.date.embargoEndDate2021-07-07-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2021-07-07*
dc.identifier.tid202716341-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGraça, Marta Alexandra Miranda::0000-0002-2331-8498-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriPereira, Marco Daniel de Almeida-
uc.degree.elementojuriBrito, Elisabete de Jesus Oliveira-
uc.degree.elementojuriPissarra, João José Silva-
uc.contributor.advisorPais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco-
uc.contributor.advisorMónico, Lisete Santos Mendes-
uc.contributor.advisorBerger, Rita-
item.languageiso639-1en-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9374-2702-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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