Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94844
Título: Qualidade de Sono nos Professores: o Impacto de uma Intervenção Focada na Compaixão
Outros títulos: Sleep Quality in Teachers: The Impact of a Compassion-Based Intervention
Autor: Sousa, Mariana Isabel Craveiro de
Orientador: Gomes, Ana Cardoso Allen
Matos, Marcela Salomé Albuquerque Andrade de
Palavras-chave: Qualidade de Sono; Compaixão; Professores; Intervenção; Treino da Mente Compassiva; Sleep Quality; Compassion; Teachers; Intervention; Compassion Mind Training
Data: 29-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Qualidade de Sono nos Professores: o Impacto de uma Intervenção Focada na Compaixão
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A literatura tem demonstrado que os professores são uma das classes profissionais mais afetada pelo stresse e burnout, apresentando também uma qualidade de sono pobre e sintomas de insónia. Paralelamente, tem demonstrado que as intervenções focadas na compaixão e o treino da mente compassiva (TMC) são eficazes na redução destes problemas. Assim, o presente estudo, teve como objetivo, averiguar a qualidade de sono, numa amostra de professores inscritos num programa de intervenção, explorar as relações entre a qualidade de sono e indicadores de bem-estar e saúde mental, e testar o impacto de um programa de TMC, na qualidade de sono e nos sintomas psicológicos associados ao burnout. Participaram 151 professores e psicólogos, distribuídos pelo grupo experimental e grupo de controlo/waiting list. Os participantes que realizaram o TMC (8 semanas), preencheram questionários para avaliar a compaixão, o autocriticismo, a qualidade de sono, o afeto positivo, a depressão, a ansiedade e o stresse, nos momentos antes e após a intervenção, em ambos os grupos. Os resultados mostraram que os participantes apresentavam em média uma qualidade de sono intermédia/pobre, associada significativamente a mais autocrítica, sintomatologia depressiva, ansiedade e stresse; por sua vez, uma melhor qualidade de sono está significativamente associada a mais autocompaixão, afeto positivo, atos compassivos para com os outros e disponibilidade para receber compaixão. A intervenção não mostrou efeitos significativos na qualidade de sono, no grupo experimental, em comparação com o grupo de controlo, mas revelou efeitos significativos na relação com outras variáveis (e.g. diminuição da ansiedade, burnout, autocriticismo e depressão).
The literature has shown that teachers are one of the professional classes most affected by stress and burnout, which are associated with poor sleep quality and insomnia symptoms. Similarly, several authors and researches demonstrated that compassionate interventions and compassionate mind training (CMT) are effective in reducing these problems. The aim of the current study was to understand the quality of sleep in a sample of teachers enrolled in an intervention program, to explore the relationships between sleep quality and indicators of well-being and mental health, and to measure the impact of the CMT program on sleep quality and other psychological symptoms associated with burnout. A sample of 151 school teachers and psychologists participated in this research, being assigned by one of two conditions: compassion mind training and wait-list control. Participants in CMT condition performed a range of CMT practices during 8 weeks. Self-report measures of compassion, self-criticism, sleep quality, positive affect, depression, anxiety, and stress were collected at pre- and post- interventions, in both conditions. The results showed that participants had on average an intermediate/poor sleep quality, significantly associated with higher levels of self-criticism, depressive symptomatology, anxiety and stress, as well as a significant relationship between sleep quality, self-compassion, positive affect, compassion for others and compassion from others. The compassion mind training did not report significant effects on sleep quality in the experimental group in comparison to the control group, but showed significant effects in relation to other variables, such as lower levels of anxiety, burnout, self-criticism and depression.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94844
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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