Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94803
Title: Desenvolvimento de uma Escala de Avaliação do Processo Terapêutico: Escala de Co-construção de Objetivos (ECCO)
Other Titles: Development of a Therapeutic Process Rating Scale: Objective Co-construction Scale (ECCO)
Authors: Rebelo, Bárbara Filipa Fernandez
Orientador: Relvas, Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca
Keywords: Escala de avaliação; Co-construção de Objetivos; Processo Terapêutico; Terapia Familiar Sistémica; Rating Scale; Co-construction of Objectives; Therapeutic Process; Systemic Family Therapy
Issue Date: 22-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Desenvolvimento de uma Escala de Avaliação do Processo Terapêutico: Escala de Co-construção de Objetivos (ECCO)
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O estudo do processo terapêutico, nomeadamente, a coconstrução de objetivos, é frequentemente considerada uma tarefa complexa. O referido processo é um componente fundamental da terapia, possibilitando a articulação das diferentes expetativas e objetivos de cada elemento da família numa construção de objetivos conjuntos que permitam alcançar as metas pretendidas para a terapia (Carr, 2006). A presente investigação tem como principal objetivo a construção de uma escala de avaliação, que possibilite compreender e medir a co-construção de objetivos numa sessão de terapia familiar. A Escala de Co-construção de Objetivos (ECCO) foi desenvolvida através de um conjunto de etapas, que englobaram uma revisão da literatura, a construção dos itens e identificação das técnicas da escala, assim como a elaboração de um guião de aplicação. Durante o seu desenvolvimento, existiu um espaço de discussão crítica com terapeutas experientes acerca da escala, realizando-se, posteriormente, um estudo-piloto que permitiu chegar à versão final da ECCO. Para a prossecução do objetivo supramencionado recorreu-se a uma amostra constituída por 26 processos arquivados de terapia familiar, subdividida em 15 casos de famílias voluntárias e 11 casos de famílias involuntárias. A ECCO foi aplicada de forma independente por dois codificadores, num total de 24 primeiras sessões e duas segundas sessões. Os estudos psicométricos efetuados demonstraram que a ECCO é uma escala fiável que permite avaliar duas dimensões do processo de definição conjunta de objetivos, nomeadamente, a construção de objetivos intrafamília e as expetativas e necessidades da família. Os resultados alcançados são discutidos atendendo às suas implicações teóricas e clínicas.
The study of the therapeutic process, in particular, the co-construction of objectives, is often considered a complex task. The abovementioned process is a fundamental component of the therapy, making it possible to articulate the different expectations and objectives of each family element in a set of joint goals that allow the attainment of the desired goals for therapy (Carr, 2006). The main objective of the present investigation is the construction of a rating scale, which makes it possible to understand and measure the coconstruction of objectives in a family therapy session. The Objective Co-construction Scale (ECCO) was developed through a set of steps, which included a review of the literature, the construction of items and identification of scale techniques, as well as the elaboration of an application guide. During its development, there was a space for critical discussion with experienced therapists about the scale, and a pilot study was carried out, which allowed us to reach the final version of the ECCO. In order to achieve this objective, a sample of 26 cases of family therapy was used, subdivided into 15 cases of voluntary families and 11 cases of involuntary families. ECCO was applied independently by two coders, for a total of 24 first sessions and two second sessions. The psychometric studies have shown that the ECCO is a reliable scale that allows to evaluate two dimensions of the process of joint definition of objectives, namely, the construction of intrafamily goals and the expectations and needs of the family. The results achieved are discussed considering their theoretical and clinical implications.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94803
Rights: openAccess
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