Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94803
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRelvas, Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca-
dc.contributor.authorRebelo, Bárbara Filipa Fernandez-
dc.date.accessioned2021-05-03T22:00:37Z-
dc.date.available2021-05-03T22:00:37Z-
dc.date.issued2019-07-22-
dc.date.submitted2021-05-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/94803-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO estudo do processo terapêutico, nomeadamente, a coconstrução de objetivos, é frequentemente considerada uma tarefa complexa. O referido processo é um componente fundamental da terapia, possibilitando a articulação das diferentes expetativas e objetivos de cada elemento da família numa construção de objetivos conjuntos que permitam alcançar as metas pretendidas para a terapia (Carr, 2006). A presente investigação tem como principal objetivo a construção de uma escala de avaliação, que possibilite compreender e medir a co-construção de objetivos numa sessão de terapia familiar. A Escala de Co-construção de Objetivos (ECCO) foi desenvolvida através de um conjunto de etapas, que englobaram uma revisão da literatura, a construção dos itens e identificação das técnicas da escala, assim como a elaboração de um guião de aplicação. Durante o seu desenvolvimento, existiu um espaço de discussão crítica com terapeutas experientes acerca da escala, realizando-se, posteriormente, um estudo-piloto que permitiu chegar à versão final da ECCO. Para a prossecução do objetivo supramencionado recorreu-se a uma amostra constituída por 26 processos arquivados de terapia familiar, subdividida em 15 casos de famílias voluntárias e 11 casos de famílias involuntárias. A ECCO foi aplicada de forma independente por dois codificadores, num total de 24 primeiras sessões e duas segundas sessões. Os estudos psicométricos efetuados demonstraram que a ECCO é uma escala fiável que permite avaliar duas dimensões do processo de definição conjunta de objetivos, nomeadamente, a construção de objetivos intrafamília e as expetativas e necessidades da família. Os resultados alcançados são discutidos atendendo às suas implicações teóricas e clínicas.por
dc.description.abstractThe study of the therapeutic process, in particular, the co-construction of objectives, is often considered a complex task. The abovementioned process is a fundamental component of the therapy, making it possible to articulate the different expectations and objectives of each family element in a set of joint goals that allow the attainment of the desired goals for therapy (Carr, 2006). The main objective of the present investigation is the construction of a rating scale, which makes it possible to understand and measure the coconstruction of objectives in a family therapy session. The Objective Co-construction Scale (ECCO) was developed through a set of steps, which included a review of the literature, the construction of items and identification of scale techniques, as well as the elaboration of an application guide. During its development, there was a space for critical discussion with experienced therapists about the scale, and a pilot study was carried out, which allowed us to reach the final version of the ECCO. In order to achieve this objective, a sample of 26 cases of family therapy was used, subdivided into 15 cases of voluntary families and 11 cases of involuntary families. ECCO was applied independently by two coders, for a total of 24 first sessions and two second sessions. The psychometric studies have shown that the ECCO is a reliable scale that allows to evaluate two dimensions of the process of joint definition of objectives, namely, the construction of intrafamily goals and the expectations and needs of the family. The results achieved are discussed considering their theoretical and clinical implications.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectEscala de avaliaçãopor
dc.subjectCo-construção de Objetivospor
dc.subjectProcesso Terapêuticopor
dc.subjectTerapia Familiar Sistémicapor
dc.subjectRating Scaleeng
dc.subjectCo-construction of Objectiveseng
dc.subjectTherapeutic Processeng
dc.subjectSystemic Family Therapyeng
dc.titleDesenvolvimento de uma Escala de Avaliação do Processo Terapêutico: Escala de Co-construção de Objetivos (ECCO)por
dc.title.alternativeDevelopment of a Therapeutic Process Rating Scale: Objective Co-construction Scale (ECCO)eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleDesenvolvimento de uma Escala de Avaliação do Processo Terapêutico: Escala de Co-construção de Objetivos (ECCO)por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202715779-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRebelo, Bárbara Filipa Fernandez::0000-0003-3887-5892-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSilva, Madalena Moutinho Alarcão-
uc.degree.elementojuriRelvas, Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca-
uc.degree.elementojuriSotero, Luciana Maria Lopes-
uc.contributor.advisorRelvas, Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9011-2230-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Bárbara Filipa Fernandez Rebelo.pdf795.06 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

9
checked on Sep 16, 2021

Download(s)

14
checked on Sep 16, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons