Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94790
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Cristina Maria Coimbra-
dc.contributor.authorLourenço, Ana Sofia Amado-
dc.date.accessioned2021-05-03T22:00:26Z-
dc.date.available2021-05-03T22:00:26Z-
dc.date.issued2019-07-08-
dc.date.submitted2021-05-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94790-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO estágio curricular, inserido no Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdadede Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, foi realizado noCentro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (CPBESA) com início emsetembro de 2018 e término em maio de 2019, completando assim um total de 1019 horasque passamos na instituição em atividades diretas que foram integradas nas dinâmicasdiárias das pessoas utentes e da restante equipa.A instituição que nos acolheu contém três valências que constituem respostas sociaispara pessoas de idade adulta avançada, sendo estas o Centro de Dia (CD), a EstruturaResidencial para Pessoas Idosas (ERPI) e o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).O trabalho desenvolvido neste período de nove meses inseriu-se na área dagerontologia educativa e, como tal, abrangeu todas estas respostas do CPBESA,permitindo-nos também desenvolver competências enquanto Técnica Superior deCiências da Educação.O nosso estágio regeu-se pelos princípios da educação de adultos, pois incidiuessencialmente na aprendizagem e na estimulação cognitiva e motora das pessoas idosasatravés de diversos meios, incluindo as tecnologias digitais, sempre levando em conta assuas especificidades e respeitando os interesses das mesmas.O relatório encontra-se estruturado em cinco capítulos, sendo estes o EnquadramentoTeórico, o Enquadramento Contextual, o Projeto de Estágio, as AtividadesComplementares e a Avaliação. Em anexo incluímos o diário de campo das nossas rotinas na instituição, o qual demonstra claramente a riqueza do processo que vivemos, tanto a nível pessoal como profissional. Esta oportunidade de aprendizagem foi para nós muito gratificante e damos contadisso ao longo do presente documento.por
dc.description.abstractThe curricular internship comprised in the master course of Ciências da Educação,da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, washeld at the Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês (CPBESA) fromseptember 2018 to may 2019 in a total of 1019 hours that we spent in the institution indirect activities which were integrated in the daily dynamics of the users and the rest ofthe team.The institution that hosted us includes three areas associated with advancedadulthood, such as the Day Center, Senior Residence and Home Support Service.During this nine-month-period the work was done in the educational gerontologyfield and, as such, focused on all of these CPBESA responses, allowing us to developskills as a specialist with an university graduation in Sciences of Education.Our apprenticeship was guided by the principles of adult education, because itprimarily focused on the learning as well as the cognitive and motor stimulation of theelderly through various means, including digital technologies, always taking into accounttheir specificities and respecting their interests.This document is structured in five chapters: Theoretical Framework; ContextualFramewor;, Internship Project; Complementary Activities; and Evaluation. In attachment we include the diary of our daily routines in the institution which demonstrate very clearly the richness of this process, both personalliy and professionally. This learning opportunity was very gratifying for us and it is shown hroughout thisdocument.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnvelhecimento ativopor
dc.subjectGerontologia educativapor
dc.subjectEstimulação cognitiva e motorapor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectTecnologias educativaspor
dc.subjectActive agingeng
dc.subjectEducational gerontologyeng
dc.subjectCognitive and motor stimulationeng
dc.subjectLife-long learningeng
dc.subjectEducational technologieseng
dc.titleEstim(ul)ação das Pessoas Idosas. Potencialidades dos Meios Digitaispor
dc.title.alternativeStimulation of the Elderly. Potentialities of the Digital Mediaeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleEstim(ul)ação das Pessoas Idosas. Potencialidades dos Meios Digitaispor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202715663-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLourenço, Ana Sofia Amado::0000-0003-0244-1400-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriOliveira, Albertina Lima-
uc.degree.elementojuriSoeiro, Dina Isabel Mendes-
uc.degree.elementojuriCatarino, Mónica Serra Figueira-
uc.contributor.advisorVieira, Cristina Maria Coimbra-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9814-1076-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO final.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

78
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

94
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons