Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94786
Title: Formação Profissional - Da Gestão Técnico-Pedagógica da Formação ao Estudo das Perceções dos Formadores
Other Titles: Professional Training - The Technical Educational Training Management to the Study of Perceptions of Trainers
Authors: Duarte, Andreia Pais
Orientador: Matos, Armanda Pinto Mota
Keywords: Aprendizagem ao Longo da Vida; Educação e Formação de Adultos; Formação Profissional; Gestão da Formação; Formadores; Lifelong Learning; Adult Education and Training; Professional Training; Training Management; Trainers
Issue Date: 24-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Formação Profissional - Da Gestão Técnico-Pedagógica da Formação ao Estudo das Perceções dos Formadores
Place of publication or event: Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA)
Abstract: O presente relatório pretende descrever todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular realizado no Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA), no ano letivo 2018/2019, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O CECOA é um centro de formação profissional que desenvolve atividades de educação e formação profissional para o setor do comércio e dos serviços. Sendo um centro de formação, pretende satisfazer as necessidades e as expetativas dos clientes, contribuindo para melhorar os conhecimentos e as competências dos formandos, mediante um esforço contínuo de melhoria da qualidade dos serviços prestados.O trabalho desenvolvido ao longo do estágio no CECOA centrou-se, fundamentalmente, na área da administração e gestão da formação, permitindo assim efetuar o acompanhamento e a gestão das ações formativas desenvolvidas pela instituição, designadamente as Formações Modulares Certificadas e os cursos de Educação e Formação de Adultos.A formação profissional tem tido um papel imprescindível na sociedade, uma vez que permite melhorar as qualificações e a empregabilidade de pessoas adultas em idade ativa, e, também, a competitividade e a produtividade das empresas.O presente relatório está dividido em duas partes: a primeira destina-se ao enquadramento teórico, e a segunda parte à descrição do estágio no CECOA. A primeira parte integra, assim, uma revisão da literatura, fundamental para podermos enquadrar todo o trabalho desenvolvido. Relativamente à segunda parte, nesta fazemos a caracterização do CECOA, a descrição das atividades desenvolvidas ao longo do estágio e, por fim, apresentamos um estudo empírico que tivemos oportunidade de realizar. Este estudo visou compreender a trajetória profissional dos formadores do CECOA, compreender que motivos os levaram a desempenhar esta atividade profissional, que metodologias utilizam nas suas formações e, também, perceber como eles próprios se veem como formadores. Para além destes objetivos, pretendeu-se igualmente conhecer as suas perceções sobre a profissão de formador e a formação profissional em Portugal, nomeadamente no que se refere à utilidade que esta tem para o desenvolvimento da sociedade.O estudo foi implementado recorrendo a um questionário online que elaborámos, dirigido a todos os formadores do CECOA que estavam a desenvolver formação, sendo apresentados neste relatório os seus resultados.
This report describes the work developed throughout the internship in the Centro Profissional para o Comércio e Afins (CECOA), in the school year 2018/2019, to obtain the Master´s degree in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of Coimbra University. CECOA is a centre for professional training, which develops education and vocational training activities for the commerce and services sector. As a training center, intends to satisfy the needs and the expectations of its customers, contribute to improve and increase the knowledge and skills of trainees, through a continuous effort to improve the quality of the services provided.The work developed during the internship in CECOA has been focused, fundamentally, in the area of training administration and management, thus allowing to perform the monitoring and management of training activities developed by the institution, namely the Modular Certified Training and the courses of Adult Education and Training. Professional training has played an essential role in society, as it allows to improve the skills and employability of adults of working age, and also the competitiveness and productivity of companies.This report is divided into two parts: the first is intended to present the theoretical framework, and the second a description of the activities developed during the internship in CECOA. The first part thus includes a literature review, which was essential to guide all the practical work. In the second part we characterize the CECOA, and offer a description of the activities developed including an empirical study that was conducted.This empirical study was developed with the aim of understanding the reasons which led trainers to perform this occupation, the methodologies used in their training, and also to understand how they see themselves as trainers. In addition to these objectives, it was also intended to know their perceptions about the trainer profession and the vocational training, namely the utility that this has for the development of society. The study was implemented through an online questionnaire applied to all the trainers who were developing training as a professional career in CECOA, and the results will be presented in this report.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94786
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Relatório de Estágio - Andreia Duarte.pdf2.52 MBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

84
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

5
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons