Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/94784
Title: AVALIAÇÃO DE ESCOLAS DO ENSINO ARTÍSTICO E SUAS ESPECIFICIDADES
Other Titles: EVALUATION OF ARTISTIC EDUCATION SCHOOLS AND THEIR SPECIFICITIES
Authors: Castilho, Ana Teresa Ferreira
Orientador: Barreira, Carlos Manuel Folgado
Keywords: Inspeção-Geral da Educação e Ciência; Avaliação Externa de Escolas; Autoavaliação; Ensino Artístico Especializado da Música; General Inspection of Education and Science; External School Evaluation; Self-evaluation; Specialized Artistic Teaching of Music
Issue Date: 26-Jul-2019
Serial title, monograph or event: AVALIAÇÃO DE ESCOLAS DO ENSINO ARTÍSTICO E SUAS ESPECIFICIDADES
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: This work emerged from the General Inspection of Education and Science (IGEC), where the curricular internship of the Master's Degree in Education Sciences was carried out. This internship allowed us to know several areas and participate in different activities carried out in the institution, including control, monitoring and evaluation activities, as well as reflect on some of the current issues in education. From the area of evaluation, where we can include the external evaluation and the self-evaluation of schools, the theme of this study appeared, that is, the evaluation in schools of specialized artistic teaching of music.Nowadays, music is considered one of the most practiced artistic expressions in the world, according to several authors. In each country, the specialized teaching of this art takes place according to its own organizational and pedagogical structures, influenced by its historical, political, socio-cultural and economic contexts. So, this study allows us to understand the complexity and specificity of this teaching in the face of the emergence and impact of assessment in the specialized teaching of music and in its organizations. This evaluation is intended to be a relevant contribution to the development of schools, that is, as an instrument to improve teaching and learning and student achievement.It is in this sense that, with this research, we intend to study the specificities of specialized art education schools and what adjustments should be made to the evaluation of schools, taking into account these specificities. So, this report is structured in four parts: a first theoretical framework, the second with the characterization of the institution where the curricular internship was carried out, a third with a description of the activities carried out during the internship and, finally, the research project and the case study carried out, on the subject previously mentioned.
Este trabalho surge a partir da permanência na Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC), onde foi realizado o estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação. Este estágio permitiu-nos conhecer várias áreas e participar em diferentes atividades realizadas na instituição, entre as quais atividades de controlo, de acompanhamento e de avaliação, assim como refletir acerca de alguns dos temas da atualidade no âmbito da educação. A partir da área da avaliação, onde podemos incluir a avaliação externa e a autoavaliação de escolas, surgiu a temática deste estudo, ou seja, a avaliação nas escolas de ensino artístico especializado da música.Hoje em dia, a música é considerada uma das expressões artísticas mais praticada em todo o mundo, segundo referem vários autores. Em cada país, o ensino especializado desta arte processa-se segundo estruturas organizativas e pedagógicas muito próprias, influenciadas pelos seus contextos históricos, políticos, socioculturais e económicos. Assim, pretendemos compreender a complexidade e especificidade deste ensino face ao aparecimento e impacto da avaliação no ensino especializado da música e nas suas organizações. Esta avaliação pretende assumir-se como um contributo relevante para o desenvolvimento das escolas, isto é, como instrumento de melhoria do ensino e daaprendizagem e dos resultados dos alunos.É neste sentido que, com esta investigação, pretendemos estudar as especificidades das escolas de ensino artístico especializado e que adequações devem ser feitas à avaliação de escolas, tendo em conta essas especificidades. Assim, o presente relatório encontra-se estruturado em quatro partes: uma primeira de enquadramento teórico, a segunda de caracterização da instituição onde foi realizado o estágio curricular, uma terceira com a descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio e, por último, o projeto de investigação e o estudo de caso realizado, sobre a temática referida anteriormente.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/94784
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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