Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94738
Título: Educação e Peacebuilding. Uma Abordagem a partir da Perspectiva Pós-Colonialista
Outros títulos: Education and Peacebuilding. An Approach from the Postcolonialist Perspective
Autor: Martins, Inês Lourenço
Orientador: Santos, Sofia José Figueira
Palavras-chave: Educação; Peacebuilding; Teoria Crítica; Paz Liberal; Pós-Colonialismo; Education; Peacebuilding; Critical Theory; Liberal Peace; Postcolonialim
Data: 12-Fev-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educação e Peacebuilding. Uma Abordagem a partir da Perspectiva Pós-Colonialista
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Num mundo marcado pelas crescentes e complexas redes de governação global, as políticas de intervencionismo liberal e de promoção dos Direitos Humanos têm conseguido um espaço de crescente afirmação e ação. Dentro deste contexto, a Educação é frequentemente perspectivada como mote para a recuperação e desenvolvimento de sociedades pós-conflito, de acordo com os requisitos da modernidade liberal. Esta dissertação tem como objetivo analisar o papel da educação enquanto instrumento de intervenção internacional nas sociedades que foram palco de conflitos violentos partindo de uma abordagem crítica e Pós-colonial. Para tal, esta dissertação recorre a estas duas teorias - Teoria Crítica e Pós-Colonialismo - para a construção do teórico enfatizando uma perspetiva de questionamento e de lente crítica necessária para contemplar as dinâmicas subjacentes a um mundo estruturado numa relação hierárquica entre o Norte e o Sul Global. Esta dissertação argumenta que a Educação tem sido usada enquanto instrumento de práticas hegemónicas - exercidas pelo Norte Global - nomeadamente no contexto das missões de Peacebuilding da ONU.Para ilustrar o seu argumento, esta dissertação recorre a uma problematização do conceito e da prática da educação e dos seus contextos e políticas de intervencionismo global. A sua demonstração transmutam-se também através de três exemplos ilustrativos no contexto de intervenções educacionais internacionais no Líbano, no Nepal e na Serra Leoa conduzidas entre 2001 e 2011. Pode por aqui a estrutura de forma muito sintética. Considera-se que o conteúdo desta publicação académica contribui para a visibilização das dinâmicas de poder, resistência e emancipação no sistema das Relações Internacionais, em particular das Relações Norte/Sul.
In a world marked by the growing and complex networks of global governance, policies of liberal interventionism and the promotion of human rights have achieved a space for growing affirmation and action. Within this context, Education is often viewed as a motto for the recovery and development of post-conflict societies, in accordance with the requirements of liberal modernity. This dissertation aims to analyze the role of education as an instrument of international intervention in societies that have been the scene of violent conflicts starting from a critical and post-colonial approach. To this end, this dissertation uses these two theories - Critical Theory and Postcolonialism - to construct the theorist emphasizing a perspective of questioning and a critical lens necessary to contemplate the dynamics underlying a world structured in a hierarchical relationship between the North and the Global South. This dissertation argues that Education has been used as an instrument of hegemonic practices - exercised by the Global North - namely in the context of the UN Peacebuilding missions. To illustrate his argument, this dissertation uses a problematization of the concept and practice of education and its contexts and policies of global interventionism. Its demonstration is also transmuted through three illustrative examples in the context of international educational interventions in Lebanon, Nepal and Sierra Leone conducted between 2001 and 2011. The structure can be very summarized here. The content of this academic publication is considered to contribute to the visibility of the dynamics of power, resistance and emancipation in the system of International Relations, in particular North/South Relations.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94738
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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