Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94729
Título: A importância da negociação no processo de compra: o caso Renault Cacia
Outros títulos: THE IMPORTANCE OF NEGOTIATION IN THE PURCHASE PROCESS: THE RENAULT CACIA CASE
Autor: Rodrigues, Luís Miguel Macieira
Orientador: Gomes, Carlos Alberto Esteves Ferreira
Palavras-chave: Negociação; Departamento de Compras; Processo de compra; RENAULT CACIA; Negotiation; Purchasing Department; Purchasing process; RENAULT CACIA
Data: 26-Nov-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: A IMPORTÂNCIA DA NEGOCIAÇÃO NO PROCESSO DE COMPRA: O CASO RENAULT CACIA
Local de edição ou do evento: Renault Cacia
Resumo: Este relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio foi integrado no departamento de compras da RENAULT CACIA. Vão ser apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, assim como uma revisão bibliográfica na ótica da negociação.Uma vez que a negociação é uma atividade fundamental e constante no trabalho do comprador, na primeira parte deste relatório irei explorar conceitos, estruturas e dinâmicas da negociação, tanto a nível pessoal como a nível empresarial. Na segunda parte, apresentarei a entidade acolhedora, a introdução da APO-Ibérico, o enquadramento do departamento de compras na estrutura da empresa, a descrição geral das funções elementos internos que o integram e que com ele interagem, assim como os diferentes conceitos e ferramentas necessárias, com vista a enquadrar as atividades realizadas. Na terceira e última parte, irei descrever as atividades e trabalhos desenvolvidos relativamente aos processos de compra, detalhando os procedimentos para as diferentes fases. Neste capítulo irei também retratar as diferenças no processo de compra entre as diferentes áreas de pedidos, assim como outras atividades, com o intuito de dinamizar os referidos processos, numa perspetiva generalista no que toca à forma como se desenvolvem os trabalhos. Por fim, será realizada uma análise crítica das atividades ministradas durante o estágio, onde será feita a reflexão das aprendizagens e pontos a melhorar encontrados e uma conclusão sobre a reflexão dos conhecimentos teóricos adquiridos com a revisão bibliográfica, o trabalho realizado e as espectativas do resultado deste no futuro da empresa.
This internship report was carried out as part of the Masters´ in Management at the Faculty of Economics, University of Coimbra. The internship was integrated in the purchasing department of RENAULT CACIA. The activities developed during the internship will be presented, as well as a bibliographic review from the perspective of negotiation.Since negotiation is a fundamental and constant activity in the buyer's work, in the first part of this report I will explore concepts, structures and dynamics of negotiation, both at personal and business levels. In the second part, I will present the welcoming entity, the introduction of the APO-Ibérico, the framing of the purchasing department in the structure of the company, the general description of the functions, internal elements that integrate it and interact with it, as well as the different concepts and tools necessary to frame the activities performed. In the third and last part, I will describe the activities and work developed in relation to the purchasing processes, detailing the procedures for the different phases. In this chapter I will also portray the differences in the purchasing process among the different ordering areas, as well as other activities, with the purpose of making these processes more dynamic, from a general perspective regarding the way the work is developed. Finally, a critical analysis of the activities taught during the internship will be carried out, where there will be a reflection on the learning and points to be improved as well as conclusion on the reflection of the theoretical knowledge acquired with the bibliographic review, the work done and the expectations of its outcome in the future of the company.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94729
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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