Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94727
Title: Lean Thinking e a sua operacionalização: um caso da indústria automóvel
Other Titles: Lean Thinking and its operationalization: a automotive industry case
Authors: Dias, Ana Filipa Barros
Orientador: Sá, Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e
Keywords: Gestão da Qualidade; Lean Thinking; Sistema de Produção Lean; Desempenho Operacional; Melhoria Contínua; Quality Management; Lean Thinking; Lean Production; Operational Performance; Continuous Improvement
Issue Date: 3-Dec-2020
Serial title, monograph or event: Lean Thinking e a sua operacionalização: um caso da indústria automóvel
Place of publication or event: Huf Portuguesa; FEUC
Abstract: As empresas enfrentam constantes desafios no decorrer da sua atividade, resultantes de fatores como as exigências cada vez maiores por parte do mercado. Estas por sua vez implicam vantagens competitivas sustentáveis, que permitam estar um passo à frente da concorrência. Neste sentido, o foco no cliente e a criação de valor de acordo com a sua perspetiva é fulcral. O trabalho desenvolvido nas unidades produtivas tem também um papel preponderante na competitividade. A minimização de atividades que não acrescentem valor, a eliminação de desperdícios e a maximização da eficiência são essenciais para garantir uma capacidade de resposta mais rápida e flexível e produtos com uma qualidade superior. O bom desempenho e o sucesso de empresas inseridas na indústria, nomeadamente automóvel, dependem de sistemas de gestão da qualidade, cuja implementação viabilize a prossecução dos seus objetivos e assegure a sua melhoria contínua. O presente relatório reporta as principais atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular realizado na Huf Portuguesa e foca-se no Lean Thinking. No sentido de ilustrar esta abordagem, é apresentado um caso prático de aplicação a um processo de produção de puxadores de portas, o qual consiste numa célula de produção com um layout caracterizado por algumas ineficiências e alguns muda relacionados com tempos de espera, deslocações e transporte desnecessários. Foram feitas observações de campo e a respetiva análise dos dados obtidos para a identificação de pontos críticos suscetíveis a alterações com a finalidade de melhorar a eficiência do fluxo produtivo. As propostas a implementar permitem melhorias consideráveis, primeiramente através da alteração do layout e, posteriormente por meio de correções de ineficiências a nível dos equipamentos. Destaca-se em especial a automação da célula de produção, uma vez que aumentaria a capacidade de resposta às necessidades dos clientes.
Companies face constant challenges on their daily activity as a result of the increasing market demands. A sustainable competitive advantage is critical in order to succeed as it allows to be one step ahead comparing to the competition. Therefore, customers’ needs and value creation according to their point of view is the starting point of a long journey. As well as the fact that a well-planned and defined strategy is what justifies getting it out of paper. The operations of the manufacturing plants are highly important when it comes to competitiveness. Non-value-adding activities must be minimized, all the waste eliminated, and the efficiency ameliorated to increase the capacity to respond to customers’ demands and to final products with better quality. A good performance and the success of industry companies’, as in this case the automotive industry, depend on quality management systems in order to achieve goals and assure continuous improvement. This report exposes the main activities developed within the scope of the internship carried out at Huf Portuguesa and focuses on Lean Thinking. To illustrate this approach is presented a case of Lean implementation in door handle process production, which consists of cellular manufacturing area with a layout that presents some inefficiencies and some wastes related to waiting times, unnecessary movements and transportation. Observations in field were made and data analysis allowed to identify critical points susceptible to changes in order to improve the effectiveness of the production flow. The suggestions to be implemented allow considerable improvements, primarily by altering the layout and afterwards by correcting minor inefficiencies at equipment level. Cell automation would be a strong option to consider, as it would increase the responsiveness to costumers’ needs.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94727
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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