Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94698
Título: Explore what factors can influence the product’s country of origin. Explore how country of origin influences consumer behavior and Porto wine brand. A conceptual model is proposed to clarify the COO and other variables relationships on Porto wine, representative factors: ethnocentrism, cosmopolitanism, affinity, attitude toward brand of wine, brand equity, willingness to buy, memorability, brand identification, brand affect
Outros títulos: Explore quais fatores podem influenciar o país de origem do produto. Explore como o país de origem influencia o comportamento do consumidor e o vinho do Porto marca. Um modelo conceitual é proposto para esclarecer o COO e outras variáveis relações no vinho do Porto, fatores representativos: etnocentrismo, cosmopolitismo, afinidade, atitude em relação à marca do vinho, valor da marca, vontade de comprar, memorabilidade, identificação da marca, efeito da marca
Autor: Zhou, Xiaoli
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Palavras-chave: país de origem; efeitos do país de origem; valor da marca; identificação da marca; afinidade; country of origin; country of origin effects; brand equity; brand identification; affinity
Data: 31-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Explore what factors can influence the product’s country of origin. Explore how country of origin influences consumer behavior and Porto wine brand. A conceptual model is proposed to clarify the COO and other variables relationships on Porto wine, representative factors: ethnocentrism, cosmopolitanism, affinity, attitude toward brand of wine, brand equity, willingness to buy, memorability, brand identification, brand affect
Local de edição ou do evento: Portugal
Resumo: Objetivo: O principal objetivo deste estudo é explorar os fatores que afetam o país de origem do vinho do Porto. Tome Portugal, China e Brasil como exemplos para discutir como o COO influencia o comportamento do consumidor do vinho do Porto. Os resultados fornecem evidências de como os consumidores fazem o comportamento do consumidor sob o efeito país de origem.Projeto / metodologia / metodologia: o autor selecionou 10 variáveis ​​com base na literatura de pesquisa anterior para estudar como o COO do vinho do Porto afeta o comportamento do consumidor. E estabelecer modelos de pesquisa relacionados. Neste estudo, 719 entrevistados foram testados por meio de um questionário on-line, e os dados coletados foram testados usando o software estatístico SPSS e o AMOS.Resultado: Resultados: Os resultados mostram que os fatores que têm um impacto significativo no COO do vinho do Porto incluem: Etnocentrismo, cosmopolitismo, afinidade. Ao mesmo tempo, também determinou que os fatores de influência do COO incluem: valor da marca, vontade de comprar, memorização, identificação da marca e efeito da marca.Significado prático: Pode ajudar a empresa de vinhos do Porto a entender se o cliente-alvo estabeleceu um senso de intimidade com Portugal. Ao mesmo tempo, o profissional de marketing também pode entender como o etnocentrismo brasileiro e chinês e os consumidores cosmopolitas têm um impacto no COO. Estes factores têm grande significado para a estratégia de marketing internacional do vinho do Porto. Se o impacto do COO for ignorado, poderá levar a uma estratégia com falha. Também é importante entender as necessidades e preferências dos brasileiros e chineses e como eles tratam o vinho do Porto.Criatividade / valor: nesse caso, uma análise minuciosa do impacto do COO em grupos específicos de consumidores pode permitir que os profissionais de marketing entendam melhor os consumidores.
Purpose: The main purpose of this study is to explore the factors that affect the country of origin of Port wine. Take Portugal, China and Brazil as examples to discuss how the COO influence consumer behavior of Port wine. The results provide evidence of how consumers make consumer behaviors under the country of origin effect.Design/methodology/methodology: The author selected 10 variables based on previous research literature to study how Porto wine’s COO affects consumer behavior. And establish related research models. In this study, 719 respondents were tested through an online questionnaire, and the collected data were tested using SPSS statistical software and AMOS.Result: Results: The results show that the factors that have a significant impact on Porto wine's COO include: Ethnocentrism, cosmopolitanism, affinity. At the same time, it has also determined that COO influence factors include: brand equity, willingness to buy, memorability, brand identification and brand affect.Practical significance: It can help Porto wine company to understand whether the target customer has established a sense of intimacy with Portugal. At the same time, marketer can also understand how Brazilian and Chinese ethnocentrism and cosmopolitan consumers have an impact on COO. These factors have great significance to Port wine's international marketing strategy. If the impact of COO is ignored, it may lead to a failed strategy. It is also important to understand Brazilian and Chinese people's needs and preferences and how they treat Port wine. Creativity/Value: In this case, a thorough analysis of the impact of COO on specific consumer groups can enable marketers to better understand consumers.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94698
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

173
Visto em 7/mai/2024

Downloads

186
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons