Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94673
Título: Gestão Efetiva das Pessoas através da Interligação da Sinalização da Força das Práticas de Gestão e suas Atribuições: Um Estudo de Caso numa Empresa Produtiva no Sul da Europa.
Outros títulos: Effective People Management through the Interconnection of the Signalling of the Strength of Management Practices and their Attributions: A Case Study in a Productive Company in Southern Europe.
Autor: Dias, Cátia Martinho
Orientador: Oliveira, Teresa Carla Trigo de
Palavras-chave: Atribuições; Bem-estar; Força do Sistema de Gestão; Práticas de Gestão; Teoria da Sinalização; Attributions; Well-being; Strength of the Management System; Management Practices; Signalling Theory
Data: 27-Nov-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Gestão Efetiva das Pessoas através da Interligação da Sinalização da Força das Práticas de Gestão e suas Atribuições: Um Estudo de Caso numa Empresa Produtiva no Sul da Europa.
Local de edição ou do evento: Caldas da Rainha
Resumo: É um facto que as pessoas são o ativo mais importante das organizações e, como tal, há que saber geri-las adequadamente, tendo sempre como foco primário o seu bem-estar, que terá como consequência o desempenho. Nesta relação, para além de serem necessárias práticas destinadas a promover esse bem-estar, é essencial que a gestão tenha uma preocupação acrescida com a comunicação das mesmas, pelo deve ter em consideração a importância do sinalizador, do sinal e do recetor, uma vez que cada um deles afeta o processo de gestão. Neste sentido, torna-se importante estudar a interligação da sinalização da força das práticas de gestão e suas atribuições, pelo que o presente relatório de estágio, que foi elaborado tendo em vista a obtenção do grau de Mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, teve como principal objetivo verificar o modo como as pessoas são geridas, através dessa interligação. O estágio decorreu numa empresa produtiva no sul da Europa e o resultado da análise efetuada permitiu-me concluir que a empresa possui um sistema de gestão forte, pautado pela distinção, consistência e consenso, na medida em que foi comprovada a transmissão de sinais inequívocos aos colaboradores acerca das respostas e ações coletivas e desejadas em relação às metas e propósitos organizacionais. Assim, foram formadas atribuições compartilhadas entre os colaboradores, essencialmente relacionadas com a qualidade do serviço e com o bem-estar, o que denota que o modelo de gestão da empresa é caracterizado por ganhos mútuos, onde predomina o bem-estar e, consequentemente, se consegue melhorar o desempenho.
It is a fact that people are the most important asset of organizations and, as such, it is necessary to know how to manage them properly, always having primary focus on their well-being, which will result in performance. In this relationship, in addition to the need for practices aimed at promoting this well-being, it is essential that management has an increased concern with their communication, so it must take into account the importance of the signaler, the signal and the receiver, once that each of them affects the management process. In this sense, it is important to study the interconnection of the signaling of the strength of management practices and their attributions, so this internship report, which was prepared with a view to obtaining a Master's degree in Management from the Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, had as main objective to verify the way people are managed, through this interconnection. The internship took place in a productive company in southern Europe and the result of the analysis made it possible for me to conclude that the company has a strong management system, based on distinction, consistency and consensus, insofar as the transmission of unambiguous signals to the employees about collective and desired responses and actions in relation to organizational goals and purposes. Thus, shared attributions were formed between employees, essentially related to the quality of service and well-being, which denotes that the company's management model is characterized by mutual gains, where well-being predominates and, consequently, you can improve performance.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94673
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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