Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94653
Título: O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
Outros títulos: The Impact of Internal Consultancy as a Redefining Elemente of a Brand Internationalization Strategy - Diagnosis and Recommendations: The CH Business Consulting Case
Autor: Silva, Rafael Ferreira da
Orientador: Carvalho, Fernando Manuel Pereira Oliveira
Palavras-chave: Internacionalização; Consultoria; Marca Global; Licenciamento; Rede; Internationalization; Consultancy; Global Brand; Licensing; Network
Data: 10-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A internacionalização das empresas é, efetivamente, um fenómeno global que, hodiernamente, contempla empresas de todas as economias, setores de atividade e dimensões. É, por natureza, um projeto de elevada complexidade, não só de operacionalizar, mas também de concetualizar e planear, que implica elevados níveis de investimento e comprometimento. As diferentes morfologias que as empresas podem adotar de forma a encetar este projeto são inúmeras, quer estejamos perante uma mera intenção de exportar produtos, quer estejamos perante uma verdadeira investida hercúlea de construção de uma marca global, contudo o fim desejado será sempre o sucesso. Neste sentido, é imperativo assegurar que as empresas escolhem aquilo que são os métodos e mecanismos mais indicados ao perfil e às pretensões da mesma, por forma a minimizar desvios aos objetivos que foram inicialmente projetados e, no fundo, garantir que todo o esforço e investimento colocado no projeto esteja a contribuir para os resultados pretendidos.Nos últimos anos tem-se assistido a um crescimento generalizado do mercado da consultoria de gestão, números que traduzem a crescente procura das empresas por apoio técnico em diversas áreas, nomeadamente a internacionalização. Esta tendência de crescimento é replicada, tanto no âmbito da consultoria externa, como de consultoria interna, uma vez que os elevados custos associados à contratação de serviços de consultoria e a resistência em partilhar informação sensível com terceiros tem conduzido ao desenvolvimento de estruturas internas de consultoria nas empresas.O presente projeto pretende assim desenvolver um processo de consultoria interna, através de uma metodologia de problem solving cycle, aplicado ao processo de internacionalização e criação de uma marca de consultoria global, conduzido por uma consultora portuguesa – CH Business Consulting. Este processo consiste, em primeira instância, na identificação dos desvios, seguido de uma análise das principais causas e dificuldades sentidas, que resultará, num terceiro momento, na sistematização dos principais problemas que subjazem ao respetivo projeto de internacionalização. Por fim, será apresentado um conjunto de recomendações que visam colmatar aquilo que tem sido o baixo sucesso e as dificuldades sentidas na operacionalização da investida internacional.
The internationalization of companies is effectively a global phenomenon that nowadays contemplates companies from all economies, sectors and dimensions. It is, by nature, a highly complex project, not only to operate, but also to conceptualize and plan, that implies high levels of investment and commitment. The different morphologies that companies can adopt in order to start this project are countless, whether we’re facing a mere intention to export products, or we´re dealing with a true herculean effort to build a global brand, however the desired end will always be the business success.In this sense, it is imperative to ensure that companies choose the methods and mechanisms that best suits its own profile and intentions, in order to minimize deviations from the goals that were initially designed and, ultimately, to ensure that all the efforts and investments placed in the project is contributing to the desired results.In recent years there has been a general growth in the management consulting market, numbers that reflect the increasing demand of companies for technical support in several areas, namely internationalization. This growth trend is replicated both in the scope of external and internal consultancy, since the high costs associated with contracting consultancy services and the resistance to share sensitive information with third parties, has led to the development of internal consultancy structures inside companies.The present project intends to develop an internal consulting process, through a problem solving cycle methodology applied to the internationalization process and the creation of a global consulting brand, conducted by a portuguese consultant - CH Business Consulting. This process consists, in the first instance, in the identification of deviations, followed by an analysis of the main causes and difficulties experienced, which will result, in the systematization of the main problems that underlie the respective internationalization project. Finally, a set of recommendations that aim to overcome what has been the low success and the difficulties experienced in the operationalization of the international goal will be presented.
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94653
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Trabalho de Projeto_Rafael_Final.pdf1.55 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

124
Visto em 7/mai/2024

Downloads

238
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons