Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94653
Title: O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
Other Titles: The Impact of Internal Consultancy as a Redefining Elemente of a Brand Internationalization Strategy - Diagnosis and Recommendations: The CH Business Consulting Case
Authors: Silva, Rafael Ferreira da
Orientador: Carvalho, Fernando Manuel Pereira Oliveira
Keywords: Internacionalização; Consultoria; Marca Global; Licenciamento; Rede; Internationalization; Consultancy; Global Brand; Licensing; Network
Issue Date: 10-Dec-2020
Serial title, monograph or event: O Impacto da Consultoria Interna enquanto Elemento de Redefinição da Estratégia de Internacionalização de uma Marca - Diagnóstico e Recomendações: O Caso da CH Business Consulting
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A internacionalização das empresas é, efetivamente, um fenómeno global que, hodiernamente, contempla empresas de todas as economias, setores de atividade e dimensões. É, por natureza, um projeto de elevada complexidade, não só de operacionalizar, mas também de concetualizar e planear, que implica elevados níveis de investimento e comprometimento. As diferentes morfologias que as empresas podem adotar de forma a encetar este projeto são inúmeras, quer estejamos perante uma mera intenção de exportar produtos, quer estejamos perante uma verdadeira investida hercúlea de construção de uma marca global, contudo o fim desejado será sempre o sucesso. Neste sentido, é imperativo assegurar que as empresas escolhem aquilo que são os métodos e mecanismos mais indicados ao perfil e às pretensões da mesma, por forma a minimizar desvios aos objetivos que foram inicialmente projetados e, no fundo, garantir que todo o esforço e investimento colocado no projeto esteja a contribuir para os resultados pretendidos.Nos últimos anos tem-se assistido a um crescimento generalizado do mercado da consultoria de gestão, números que traduzem a crescente procura das empresas por apoio técnico em diversas áreas, nomeadamente a internacionalização. Esta tendência de crescimento é replicada, tanto no âmbito da consultoria externa, como de consultoria interna, uma vez que os elevados custos associados à contratação de serviços de consultoria e a resistência em partilhar informação sensível com terceiros tem conduzido ao desenvolvimento de estruturas internas de consultoria nas empresas.O presente projeto pretende assim desenvolver um processo de consultoria interna, através de uma metodologia de problem solving cycle, aplicado ao processo de internacionalização e criação de uma marca de consultoria global, conduzido por uma consultora portuguesa – CH Business Consulting. Este processo consiste, em primeira instância, na identificação dos desvios, seguido de uma análise das principais causas e dificuldades sentidas, que resultará, num terceiro momento, na sistematização dos principais problemas que subjazem ao respetivo projeto de internacionalização. Por fim, será apresentado um conjunto de recomendações que visam colmatar aquilo que tem sido o baixo sucesso e as dificuldades sentidas na operacionalização da investida internacional.
The internationalization of companies is effectively a global phenomenon that nowadays contemplates companies from all economies, sectors and dimensions. It is, by nature, a highly complex project, not only to operate, but also to conceptualize and plan, that implies high levels of investment and commitment. The different morphologies that companies can adopt in order to start this project are countless, whether we’re facing a mere intention to export products, or we´re dealing with a true herculean effort to build a global brand, however the desired end will always be the business success.In this sense, it is imperative to ensure that companies choose the methods and mechanisms that best suits its own profile and intentions, in order to minimize deviations from the goals that were initially designed and, ultimately, to ensure that all the efforts and investments placed in the project is contributing to the desired results.In recent years there has been a general growth in the management consulting market, numbers that reflect the increasing demand of companies for technical support in several areas, namely internationalization. This growth trend is replicated both in the scope of external and internal consultancy, since the high costs associated with contracting consultancy services and the resistance to share sensitive information with third parties, has led to the development of internal consultancy structures inside companies.The present project intends to develop an internal consulting process, through a problem solving cycle methodology applied to the internationalization process and the creation of a global consulting brand, conducted by a portuguese consultant - CH Business Consulting. This process consists, in the first instance, in the identification of deviations, followed by an analysis of the main causes and difficulties experienced, which will result, in the systematization of the main problems that underlie the respective internationalization project. Finally, a set of recommendations that aim to overcome what has been the low success and the difficulties experienced in the operationalization of the international goal will be presented.
Description: Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94653
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho de Projeto_Rafael_Final.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

117
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

232
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons