Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94648
Título: Desafios da Gestão do Séc. XXI: A interligação entre as Perceções da Força das Práticas da Gestão e as suas Atribuições Estudo de Caso numa Organização do Sul da Europa
Outros títulos: Management Challenges on the 21st Century: The interconnection between the Strenght Perceptions of Management Practices and their Attributions Case of Study in a Southern European Organization
Autor: Silva, Andreia Patrícia Capelo da
Orientador: Oliveira, Teresa Carla Trigo de
Palavras-chave: Gestão de Recursos Humanos; Força das Práticas de Gestão; Atribuições; Atitudes e Comportamentos; Desempenho Organizacional; Human resource Management; Strength of Management Practices; Attributions; Attitudes and Behaviours; Organizational Performance
Data: 4-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Desafios da Gestão do Séc. XXI: A interligação entre as Perceções da Força das Práticas da Gestão e as suas Atribuições Estudo de Caso numa Organização do Sul da Europa
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: In the 21st century a central issue is how people can contribute to the competitive advantage of organizations in terms of both their behaviour and attitudes in the organizations. Therefore, people management should be an approached branch for the success of the organizations. Yet, even in an era of impending climate change and exponential advances in technologies and robotics, as well as the degree to which the Covid-19 pandemic situation is contracting economic production, employment and trade at a global level, managing such behaviours and attitudes is a challenge in which the motivation and life aspirations of employees should be overtly appreciated and integrated in organizational goals and strategies. Especially, the focus of people management policies and practices implemented should reflect organizational support promoting and facilitating work-life balance between professional responsibilities and duties as also the personal and family needs and obligations of employees. Accordingly, on the basis of responses to a questionnaire from thirty-six employees and fifteen supervisors/managers in a Southern Europe services and distribution organization, an analysis was undertaken of fifty-one dyads to better understand the links between the perceptions of these stakeholders in terms of the strength of such attributions and management practices. Consequently, implications were identified for people management as the focus of organizational performance without devaluing their wellbeing.
Em pleno século XXI, as pessoas são uma das principais vantagens competitivas das organizações, dado o seu contributo para o desempenho organizacional através das suas atitudes e comportamentos nas organizações. Assim, mais a mais na era de evidentes alterações climáticas, reais e exponenciais avanços tecnológicos e robóticos, e da atual pandemia por Covid-19 com reflexo na contração da economia, da produção, do emprego e do comércio a nível mundial, a gestão dessas atitudes e comportamentos deve ser uma aposta da atual e efetiva evolução da gestão das organizações, na qual a motivação e projeto de vida das pessoas devem ser aspetos explicitamente compreendidos e integrados nos objetivos e estratégia organizacional. Muito em particular o foco das políticas e práticas de gestão deve estar refletido no suporte organizacional promovendo e facilitando equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal e familiar dos seus colaboradores, leia-se, o work-life balance. Assim, através de um inquérito por questionário a 36 funcionários e a 15 supervisores/gestores de uma organização de serviços e distribuição que opera no sul da europa e na base das 51 díades foram analisadas para uma melhor compreensão da interligação entre as perceções destes stakeholders em relação à força e as às suas atribuições em relação às práticas implementadas na organização. As implicações destas para a e na gestão de pessoas com foco no desempenho organizacional sem desvalorizar o bem-estar das mesmas são identificadas.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94648
Direitos: embargoedAccess
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