Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94642
Título: A influência da personalidade nos comportamentos financeiros dos consumidores
Outros títulos: THE INFLUENCE OF PERSONALITY ON CONSUMER FINANCIAL BEHAVIORS
Autor: Carreira, Ana Lúcia Sousa
Orientador: Pereira, Maria da Conceição Costa
Palavras-chave: Personalidade; Big Five; SHARE; Investimento; Dívida; Personality; Big Five; SHARE; Investment; Debt
Data: 24-Abr-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: A INFLUÊNCIA DA PERSONALIDADE NOS COMPORTAMENTOS FINANCEIROS DOS CONSUMIDORES
Local de edição ou do evento: FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Resumo: Este Trabalho de Projeto procura analisar a influência da personalidade, mais precisamente das dimensões de personalidade Big Five, nos comportamentos financeiros de realização de investimentos e contração de dívida.A investigação utilizou dados do Survey of Health, Ageing, and Retirement in Europe (SHARE), que reúne informação das mais variadas áreas para uma população de idade igual ou superior a 50 anos, de vários países europeus e Israel.Com o propósito de analisar a influência de todas as dimensões de personalidade Big Five nas variáveis de Inclusão Financeira e Tolerância à Dívida fora elaborado um estudo, através do modelo de regressão de logística ordinal, averiguando cinco modelos diferentes para cada variável dependente.Os resultados mostraram uma influência positiva da Extroversão e da Amabilidade perante comportamentos de realização de investimento e contração de dívidas. A Consciência apresentou um efeito negativo na tolerância à dívida, não exercendo influência sobre a inclusão financeira. O Neuroticismo mostrou um comportamento negativo para com ambas as variáveis dependentes. E a Abertura à Experiência apresentou uma influência positiva face à realização de investimentos e uma influência negativa face a contração de dívidas. Além da personalidade, variáveis como a idade, a educação, o estado de saúde, a situação profissional ou o rendimento também revelam uma influência sobre as variáveis em estudo.Deste modo, os resultados obtidos comprovam que a personalidade, além de outros fatores mais sociais, demográficos e económicos, contribuem para explicar comportamentos de realização de investimentos e contração de dívidas.
This Project Work seeks to analyze the influence of personality, using all the Big Five personality traits on the financial behaviors of investment and debt contraction. The investigation used data from the Survey of Health, Aging, and Retirement in Europe (SHARE), which gathers information from the most diverse areas for a population aged 50 years or older, from several European countries and Israel.With the purpose of analyzing the influence of all Big Five personality dimensions on the variables of Financial Inclusion and Debt Tolerance, a study was carried out, using ordinal logistic regression model, investigating five different models for each dependent variable.The results showed a positive influence of Extraversion and Agreeableness in terms of investment and debt contraction behaviors. Conscientiousness had a negative effect on debt tolerance and had no influence on financial inclusion. Neuroticism had a negative behavior towards both dependent variables. And Openness to Experience had a positive influence in relation to investments and a negative influence on debt contraction.Beyond personality traits, variables such as age, education, health status, professional status or income also reveal an influence on the variables under study.According to the results obtained, it was proved that personality, in addition to other more social, demographic and economic factors, contribute to explain behaviors of investment and debt contraction.The research question is relevant to the literature because it studies the influence of all Big Five personality dimensions on the diversity of investments and debts that individuals make. This relationship between the areas of psychology and economy opens a wide variety of possibilities for future research in order to better understand the impact of psychological characteristics on economic behavior.
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94642
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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