Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94616
Title: A Música como Estratégia Didática em Geografia para Aprendizagens dos Problemas Urbanos
Other Titles: A Music as a Didactic Strategy in Geography for Learners in Two Urban Problems
Authors: Boas, Vítor Manuel da Cruz Durães Vilas
Orientador: Fernandes, João Luís Jesus
Keywords: Ensino em geografia; Problemas Urbanos; Cidades; Paisagens sonoras; Música; Teaching in geography; Urban Problems; Cities; Soundscapes; Music
Issue Date: 16-Dec-2020
Serial title, monograph or event: A Música como Estratégia Didática em Geografia para Aprendizagens dos Problemas Urbanos
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: This report was written by Vítor Vilas Boas on behalf of the "Internship and Report" program. He describes experiences acquired throughout the 2019/20 school year at Avelar Brotero Secondary School, as part of the Curricular Internship in the teaching of Geography, where he was engaged in a hands-on approach to the teaching activity, both in terms of experiential learning and scientific and technical refinement. This internship was supervised by Cristina Nolasco, a cooperative tutor, who monitored the teaching.Regarding the academic side of the course, guidance was provided by professor João Luís Fernandes.The research was based around three structural axes: the theoretical and scientific approach towards the urban process and the issues arising from it; theoretical framework, the practical execution, as well as an analysis of outcomes related to the usage of music as a teaching strategy in Geography classes; the final axis is intended to describe the school where the internship took place and address the experiences made by completing it, either in the teaching component as in its multiple aspects.This report was written by Vítor Vilas Boas on behalf of the "Internship and Report" program. He describes experiences acquired throughout the 2019/20 school year at Avelar Brotero Secondary School, as part of the Curricular Internship in the teaching of Geography, where he was engaged in a hands-on approach to the teaching activity, both in terms of experiential learning and scientific and technical refinement. This internship was supervised by Cristina Nolasco, a cooperative tutor, who monitored the teaching.Regarding the academic side of the course, guidance was provided by professor João Luís Fernandes.The research was based around three structural axes: the theoretical and scientific approach towards the urban process and the issues arising from it; theoretical framework, the practical execution, as well as an analysis of outcomes related to the usage of music as a teaching strategy in Geography classes; the final axis is intended to describe the school where the internship took place and address the experiences made by completing it, either in the teaching component as in its multiple aspects.
O relatório aqui apresentado, foi elaborado pelo aluno Vítor Vilas Boas a pretexto da unidade curricular “Estágio Pedagógico e Relatório”. Ele descreve a experiências desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2019/20 na Escola Secundária Avelar Brotero, no âmbito do estágio Curricular na docência em Geografia, no qual se desenvolveu, uma aproximação prática à atividade docente, tanto ao nível das aprendizagens práticas, assim como do aperfeiçoamento científico e técnico. O estágio foi desenvolvido com a supervisão da orientadora cooperante, Cristina Nolasco, que realizou o acompanhamento pedagógico do mesmo.Na vertente teórica e científica da unidade curricular, a orientação foi desenvolvida pelo professor João Luís Fernandes.O relatório é assente em três eixos estruturais. O enquadramento teórico científico em volta do processo urbano e dos problemas resultantes desse tema. O enquadramento teórico, a implementação prática e a análise de resultados a respeito da utilização da música como estratégia de aplicação didática nas aulas de geografia. O último eixo tem como finalidade caracterizar a escola onde o estágio foi realizado e abordar as experiências a proporcionadas pela realização do estágio, tanto na componente léctica como nos seus múltiplos aspetos.O relatório aqui apresentado, foi elaborado pelo aluno Vítor Vilas Boas a pretexto da unidade curricular “Estágio Pedagógico e Relatório”. Ele descreve a experiências desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2019/20 na Escola Secundária Avelar Brotero, no âmbito do estágio Curricular na docência em Geografia, no qual se desenvolveu, uma aproximação prática à atividade docente, tanto ao nível das aprendizagens práticas, assim como do aperfeiçoamento científico e técnico. O estágio foi desenvolvido com a supervisão da orientadora cooperante, Cristina Nolasco, que realizou o acompanhamento pedagógico do mesmo.Na vertente teórica e científica da unidade curricular, a orientação foi desenvolvida pelo professor João Luís Fernandes.O relatório é assente em três eixos estruturais. O enquadramento teórico científico em volta do processo urbano e dos problemas resultantes desse tema. O enquadramento teórico, a implementação prática e a análise de resultados a respeito da utilização da música como estratégia de aplicação didática nas aulas de geografia. O último eixo tem como finalidade caracterizar a escola onde o estágio foi realizado e abordar as experiências a proporcionadas pela realização do estágio, tanto na componente léctica como nos seus múltiplos aspetos.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/94616
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
VitorBoas_versaofinal.pdf9.14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

163
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

138
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons