Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94577
Título: Estudo Exploratório Acerca das Ações Representadas no Desenho da Família Cinética
Outros títulos: Exploratory Study about the Actions Representing in the Drawing of the Kinetic Family
Autor: Dourado, Marina Teixeira
Orientador: Lima, Luiza Isabel Gomes Freire Nobre
Palavras-chave: Desenho da Família Cinética; Itens de Análise; Técnicas Projetivas; Criança; Ação; Kinetic Family Drawing; Analysis Items; Projective Techniques; Child; Action
Data: 24-Fev-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estudo Exploratório Acerca das Ações Representadas no Desenho da Família Cinética
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: Introdução teórica: O Desenho da Família Cinética pretende avaliar as perceções e sentimentos da criança, relativamente aos vínculos familiares. Objetivo: Considerando a carência de informação sobre este instrumento, em contraste à sua ampla utilização enquanto técnica de avaliação psicológica, pretende-se analisar a adequabilidade dos seus critérios de correção e as temáticas predominantes na ação representada no desenho. Metodologia: Participaram no estudo 47 crianças de ambos os sexos pertencentes a um agrupamento de escolas do Centro do país, das quais 22 com idades compreendidas entre os 6 anos e os 6 anos e 11 meses (M= 80.77; DP= 2.092) e 25 entre os 9 anos e os 9 anos e 11 meses (M= 116.36; DP= 2.119). Resultados e Discussão: Os resultados remetem para a necessidade de atualização de alguns itens e inclusão de novos, atenuando a subjetividade do avaliador. Em termos das ações representadas nos desenhos verificou-se que em ambos os grupos etários surgem tanto atividades conjuntas realizadas em família como atividades não conjuntas, sendo mais frequentemente representadas as primeiras. Para além disso, surgem novos símbolos no desenho, nomeadamente os aparelhos eletrónicos. Conclusões: Conclui-se, que alguns itens de análise devem ser atualizados, devido ao caráter datado que apresentam. Para além disso, devem ser interpretados com cautela em contextos, que não aquele para o qual o teste foi desenvolvido, tornando-se necessário analisar outros aspetos da criança. Este estudo foi vantajoso por ser constituído por uma amostra normativa, face à carência de estudos com a mesma. No entanto, mais estudos são precisos, nomeadamente sobre a validade e fidedignidade dos critérios de correção deste instrumento.
Theoretical Introduction: The Kinetic Family Drawing aims at evaluating the perceptions and feelings of children towards family bonds. Objectives: Considering the lack of information on this instrument, as opposed to its wide application as a psychological evaluation technique, this study aims at analyzing the suitability of its correction criteria and the frequency of themes approached on the drawing. Method: Fourty seven children, both boys and girls, from a school in the central area of Portugal participated in the study, 22 aged between 6 years and 6 years and 11 months (M= 80.77; SD= 2.092) and 25 aged between 9 years and 9 years and 11 months (M= 116.36; SD= 2.119). Results and Discussion: The results point to the need to update some items, include new ones and improve their quotation system, attenuating the evaluator’s subjectivity. The results point to the need to update some items, include new ones and improve their quotation system, attenuating the evaluator’s subjectivity. In terms of the actions represented in the drawings, we noticed the appearance of both family and unfamily activities in both groups. However, the first option is the most frequent one. Furthermore, new symbols emerge in the draw, specifically electronic devices. Conclusions: Some evaluation items should be updated due to their dated character. Moreover, they must be carefully interpreted, especially if they are not applyed in the original context, highlighting other aspects of children. Giving the fact that this was the first study using a normative sample, its importance should be emphasized. However, further studies are necessary focusing the validity and reliability of this instrument' correction criteria.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94577
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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