Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94561
Título: Empirical research on multisource feedback in performance appraisal processes: A systematic literature review
Outros títulos: Investigação empírica sobre o feedback de múltiplas fontes nos processos de avaliação de desempenho: Uma revisão sistemática de literatura
Autor: Moreno, Mariana Lobo
Orientador: Pais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco
Santos, Nuno Manuel Gameiro Rebelo dos
Palavras-chave: feedback de fontes múltiplas; avaliação de desempenho; revisão de literatura; multisource feedback; literature review; performance appraisal
Data: 28-Fev-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Empirical research on multisource feedback in performance appraisal processes: A systematic literature review
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Universidade de Coimbra
Resumo: The current organizational, strategic and political context and situation increased the need for an objective and fair performance appraisal process. The inclusion, by organizations and managers, of multisource feedback in performance appraisal systems responds to these needs. This systematic literature review aims to describe and further characterize empirical research of multisource feedback included in performance appraisal processes or when used as a measurement tool. Using the research platforms B-ON, EBSCO host and ProQuest and the keywords: 'multisource or multi-source', 'performance', 'appraisal or evaluation or assessment', 162 articles were retrieved. After applying the inclusion and exclusion criteria, 37 articles were retained for analysis. The results obtained demonstrate that the implementation of multisource feedback in performance appraisal processes is increasing rapidly. It has an intrinsically political component, since it allows organizations to reach the concept of decent work and the goals set for the year 2030, and a strategic component, once that by providing a full range of feedback information to employees, they can use it to enhance their performance within organizations. To deepen the knowledge about this organizational phenomenon, more studies about the psychometric properties ofmultisource feedback in performance appraisal, its cultural sensitivity, link with organizational strategy, policy and philosophy as well, its long-term impact, should be done.
O contexto organizacional, estratégico e político atual incrementou a necessidade de um processo de avaliação de desempenho objetivo e justo. A inclusão, pelas organizações e pelos gestores, do feedback de múltiplas fontes na avaliação de desempenho vem responder a estas necessidades. O objetivo desta revisão sistemática de literatura é descrever e caracterizar a investigação empírica sobre o feedback de múltiplas fontes incluído nos processos de avaliação de desempenho ou quando utilizado como ferramenta de medição. Recorrendo às plataformas de pesquisa B-ON, EBSCO host e ProQuest e às palavras-chave: ‘multisource ou multi-source’ , ‘performance’, ‘appraisal ou evaluation ou assessment’, 162 artigos foram obtidos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 37 artigos foram mantidos para análise. Os resultados obtidos demonstram que a implementação do feedback de múltiplas fontes na avaliação de desempenho está a aumentar rapidamente. Este tem uma componente política, uma vez que permite que as organizações se aproximam do conceito de trabalho digno e dos objectivos definidos para o ano de 2030, e uma componente estratégica, uma vez que ao fornecer feedback de múltiplas fontes, inserido na avaliação de desempenho, aos colaboradores permite que incrementem o seu desempenho na organização. De modo a aprofundar o conhecimento sobre este fenómeno organizacional, devem-se realizar mais estudos sobre as propriedades psicométricas do feedback de múltiplas fontes inserido na avaliação de desempenho, a sua sensibilidade cultural, a sua ligação com a estratégia organizacional, política e filosofia, bem como o seu impacto a longo prazo.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94561
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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