Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94525
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Joaquim Eduardo Nunes-
dc.contributor.authorTaborda, Marisa Alexandra Rama Carvalho-
dc.date.accessioned2021-04-28T22:10:18Z-
dc.date.available2021-04-28T22:10:18Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.date.submitted2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94525-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA presente investigação pretende estudar o papel do pai, como é que este se perceciona e como é que a mãe perceciona o papel do pai. Procurando saber como é que os estilos parentais do pai, avaliados por eles mesmos e pelas mães, se relacionam com variáveis como o sexo do inquirido, o sexo do(s) filho(s) envolvidos, a idade do pai, o tempo que o pai passa em atividades com o(s) filho(s), se o auxilia ou não com os trabalhos de casa, se existe ou não uma distribuição homogénea dos cuidados do filho entre o casal e até como é que o casal se perceciona como pais. O protocolo de investigação integrou: uma introdução sintetizando o contexto e objetivo do estudo, um questionário sociodemográfico, um questionário acerca do(s) filho(s) e da interação do pai com este(s), o Questionário de Dimensões Parentais (Mandleco, Olsen & Hart, 1995) e o Inventário de Aliança Parental (Abidin, 1995), sendo que estes últimos três tiveram uma versão para o pai e uma versão para a mãe. A amostra foi recolhida em Portugal e contou com 60 pais e 96 mães com filhos a partir dos 5 anos de idade. Os resultados demonstram o sexo do inquirido é um fator determinante quando se avalia determinadas variáveis, sendo que a média das respostas dos pais é recorrentemente mais elevada do que a das mães. Verificou-se também que a idade do pai se correlaciona negativamente com o estilo permissivo e que um maior envolvimento do pai na vida do(s) filho(s) se correlaciona de forma positiva com o estilo democrático. É de evidenciar também a correlação existente entre o Inventário de Aliança Parental e o estilo democrático, mostrando que os pais que primam tanto a obediência como a autonomia, tendencialmente, levam a casais que investem nos filhos, valorizando o envolvimento do parceiro.por
dc.description.abstractThe present investigation intends to study the father's role, how it is perceived and how the mother perceives it. Trying to find out how the father's parenting styles, evaluated by themselves and by the mothers, are related to variables such as the respondent's gender, the sex of the child (ren) involved, the father's age, the time the father spends on activities with the child (ren), whether or not he helps with homework, whether or not there is a homogeneous distribution of the child's care among the couple and even how the couple perceives themselves as parents. The research protocol included: an introduction summarizing the context and objective of the study, a sociodemographic questionnaire, a questionnaire about the child (ren) and the father's interaction with them, the Parental Dimensions Questionnaire (Mandleco, Olsen & Hart, 1995) and the Parental Alliance Inventory (Abidin, 1995), with the last three having a version for the father and a version for the mother.The sample was collected in Portugal and included 60 fathers and 96 mothers with children from 5 years of age. The results demonstrate that the gender of the respondent is a determining factor when evaluating certain variables, with the average of the father’s responses being recurrently higher than the mothers. It was also found that the father's age correlates negatively with the permissive style and that greater involvement of the father in the life of the child (ren) is positively correlated with the democratic style. It is also worth noting the correlation between the Parental Alliance Inventory and the democratic style, showing that parents who prioritize both obedience and autonomy, tend to lead to couples who invest in their children, valuing the partner's involvement.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectParentalidadepor
dc.subjectTrabalho de paipor
dc.subjectEstilos Parentaispor
dc.subjectAliança Parentalpor
dc.subjectParentingeng
dc.subjectFather's Workeng
dc.subjectParenting Styleseng
dc.subjectParenting Allienceeng
dc.titleTrabalho de pai: Perceção do seu papel como cuidador e a mãe como fator influenciadorpor
dc.title.alternativeFather's work: Perception of his role as caregiver and mother as an influencing factoreng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação-
degois.publication.titleTrabalho de pai: Perceção do seu papel como cuidador e a mãe como fator influenciadorpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202704785-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorTaborda, Marisa Alexandra Rama Carvalho::0000-0003-4733-0106-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
uc.degree.elementojuriSantos, Eduardo João Ribeiro-
uc.degree.elementojuriSá, Joaquim Eduardo Nunes-
uc.contributor.advisorSá, Joaquim Eduardo Nunes-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2819-3513-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_MarisaTaborda2020.pdf792.07 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

80
checked on May 7, 2024

Download(s)

89
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons