Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94519
Título: Decent Work and Psychological Capital: A profile study with academic personnel
Outros títulos: Trabalho Digno e Capital Psicológico: Um estudo de perfis com staff académico
Autor: Bolito, Carolina de Figueiredo Rodrigues
Orientador: Pais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco
Romeo, Marina
Silva, Tânia Ferraro da
Palavras-chave: Trabalho Digno; Capital Psicológico; Staff Académico; Análise de clusters; Decent Work; Psychological Capital; Academic Personnel; Cluster Analysis
Data: 9-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Decent Work and Psychological Capital: A profile study with academic personnel
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: This research focuses on the interactions between Decent Work and Psychological Capital (PsyCap) in academic personnel (from Portugal and Brazil) aiming to identify distinct profiles emerging from the relationship between these two variables. The sample counts with 738 participants (n = 333, Portuguese; and n = 405, Brazilian) and the data was collected online using two questionnaires: Decent Work Questionnaire (Ferraro, Pais, dos Santos, & Moreira, 2018b) and PsyCap Questionnaire (Luthans, Youssef-Morgan, & Avolio, 2015; Luthans, Youssef, & Avolio, 2007b). Multiple regressions were performed to determine the DW dimensions that significantly predict PsyCap. The creation of professionals’ profiles based on those dimensions was performed through cluster analysis. Significant differences regarding DW dimensions and PsyCap were then analyzed through a MANOVA. Results indicate that DW and PsyCap are positively related. Fundamental Principles and Values at Work, Fulfilling and Productive Work, and Opportunities play a role as predictors of PsyCap, and it is possible to create clusters based on the relationship between these two variables. This research is a contribution to a deeper understanding of the interaction between the variables under study and, in practical terms, an input for organizations, providing insight into the type of work elements that should be given unique consideration in the design of systems, structures, and interventions to promote workers’ PsyCap.Keywords: decent work, psychological capital, academic personnel, cluster analysis.
Esta investigação foca-se nas interações entre Trabalho Digno e Capital Psicológico (PsyCap) em staff académico (de Portugal e Brasil), com o objetivo de identificar perfis distintos emergentes da relação entre estas duas variáveis. A amostra conta com 738 participantes (n = 333, portugueses; n = 405, brasileiros) e os dados foram recolhidos online usando dois questionários: Decent Work Questionnaire (Ferraro, Pais, dos Santos e Moreira, 2018b) e PsyCap Questionnaire (Luthans, Youssef-Morgan e Avolio, 2015; Luthans, Youssef e Avolio, 2007b). Foram realizadas regressões múltiplas para determinar as dimensões da DW que predizem significativamente o PsyCap. A criação de perfis de profissionais com base nessas dimensões foi realizada através de uma análise de cluster. Diferenças significativas em relação às dimensões DW e PsyCap foram depois analisadas através de um MANOVA. Os resultados indicam que DW e PsyCap estão relacionados positivamente. As dimensões 'Princípios e Valores Fundamentais no Trabalho', 'Trabalho Realizante e Produtivo' e 'Oportunidades' desempenham um papel enquanto preditoras do PsyCap, e é possível criar clusters com base na relação entre estas duas variáveis. Esta pesquisa é uma contribuição para uma compreensão mais profunda acerca interação entre as variáveis ​​em estudo e, em termos práticos, uma contribuição para as organizações, fornecendo informações sobre o tipo de elementos de trabalho que devem ser especialmente considerados no design de sistemas, estruturas, e intervenções para promover o PsyCap dos trabalhadores.Palavras-Chave: trabalho digno, capital psicológico, staff académico, análise de clusters
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94519
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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