Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94514
Título: Intervenções para o desenvolvimento de liderança em enfermagem: Uma revisão sistemática de literatura
Outros títulos: Interventions for the development of nursing leadership: A systematic literature review
Autor: Carvalho, Bruno Alexandre Mendonça
Orientador: Pais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco
Santos, Nuno Manuel Gameiro Rebelo dos
Palavras-chave: intervenção; desenvolvimento; liderança; enfermagem; revisão de literatura; intervention; development; leadership; nursing; literature review
Data: 21-Out-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Intervenções para o desenvolvimento de liderança em enfermagem: Uma revisão sistemática de literatura
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: A liderança é uma das temáticas que suscita grande interesse nos investigadores das Ciências Sociais. A pertinência em compreender este processo de influência social relaciona-se, ao nível da gestão das organizações, na pretensão de encontrar práticas de liderança que permitam criar culturas de trabalho eficazes, desejáveis e emocionalmente gratificantes. O objetivo desta revisão sistemática de literatura é identificar e caracterizar a investigação científica realizada na última década (2009-2019), sobre as intervenções que visam o desenvolvimento de liderança em enfermagem. Ao recorrer às plataformas de pesquisa B-ON, Web of Science, EBSCO host, OvidSP e Proquest e às palavras-chave ‘leadership’, ‘intervention ou program ou development’, ‘nurse ou nurses ou nursing’, foram obtidos 402 estudos. Depois de aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 26 estudos. Os resultados obtidos evidenciam uma homogeneidade relativamente à eficácia das intervenções desenvolvidas. Constatámos um predomínio das intervenções onde as práticas reflexivas são promotoras da liderança. Contudo, a aprendizagem vicariante está igualmente presente como processo auxiliar, embora com menor incidência. A análise dos resultados demonstrou que a liderança pode ser desenvolvida ou aperfeiçoada, através de intervenções organizacionais. O número reduzido de estudos empíricos elegível para esta revisão enfatiza a necessidade de mais investigações que potenciem o conhecimento sobre como desenvolver a liderança em enfermagem. Assim, as investigações futuras devem expandir as bases de dados utilizadas, o horizonte temporal e os idiomas elegíveis.
Leadership remains a topic of great interest in the field of social sciences. The importance of understanding this process of social influence, in terms of organizational management, is related to the interest in finding leadership practices that allow creating effective, desirable, and emotionally gratifying work cultures. This systematic literature review aims to identify and characterize the research carried in the last decade (2009 – 2019) regarding interventions promoting the development of leadership in nursing. Resorting to B-ON, Web of Science, EBSCO host, OvidSP and Proquest, the following keywords were used: ‘leadership’, ‘intervention or program or development’, ‘nurse or nurses or nursing’. Search results yielded 402 papers, of which 26 were selected after applying inclusion and exclusion criteria. The results obtained show a homogeneity regarding the effectiveness of the interventions developed. A predominance of interventions where reflective practices promote leadership was found. However, social learning is equally present as a supplementary process, though less prevalent. Results show that leadership can be developed or improved through organizational interventions. The reduced number of studies eligible for this review emphasizes the need for additional research aiming to further the knowledge about the best practices to develop leadership in nursing. Thus, future research should expand the databases used to collect data, the time frame and eligible languages.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94514
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação - Bruno Carvalho.pdf694.91 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

321
Visto em 16/abr/2024

Downloads

235
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons