Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94504
Título: Olhar, sentir, compreender: Teoria da Mente, Empatia e Resiliência
Outros títulos: Look, feel, understand: Theory of Mind, Empathy and Resilience
Autor: Neves, Andreia Sofia Gomes das
Orientador: Paixão, Rui Alexandre Paquete
Palavras-chave: Teoria da Mente; Empatia; Resiliência; Cognição; População geral; Theory of Mind; Empathy; Resilience; Cognition; General population sample
Data: 20-Fev-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Olhar, sentir, compreender: Teoria da Mente, Empatia e Resiliência
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: A Teoria da Mente, a Empatia e a Resiliência têm sido construtos estudados em várias investigações, não só pela importância que detêm no funcionamento do indivíduo como pelo papel ativamente presente na interação social e na vida quotidiana. O seu estudo tem abordado diversas áreas do desenvolvimento e diversos campos de interesse, desde o campo neurológico ao estudo da inteligência emocional, em amostras clínicas e da população geral. A presente investigação pretende estudar a relação entre estas três variáveis numa amostra da população geral, constituída por 157 sujeitos (117 do sexo feminino e 40 do sexo masculino), de idade igual ou superior aos 18 anos. O protocolo inclui as seguintes escalas de autorresposta: Reading the Mind with the Eyes test – Revised (RMET), Empathy Quocient – Short version (EQ) e Connor-Davidson Resilience Scale (CD-RISC). Os resultados da presente investigação mostram uma relação significativa entre as três variáveis, bem como uma relação preditora entre a Teoria da Mente e a Empatia, ainda que com pouca explicação da variância. A Resiliência mostrou não ser uma variável preditora, e os resultados apresentaram, no geral, pouco poder explicativo. As variáveis sexo, idade, escolaridade e rendimento foram também estudadas em relação aos três construtos principais, apresentado resultados semelhantes à tendência desta investigação, pelo que são necessárias investigações futuras mais aprofundadas quanto aos vários conceitos abordados no presente estudo.
Theory of Mind, Empathy and Resilience have been subjects of interest for a long time, not only due to their importance in the individual functioning but also due to their active role in social interaction and daily life. They have been investigated in the most diverse areas, from neurobiology to the emotional intelligence field, in both general population and clinical samples. This investigation aims to explore these three variables in a general population sample, with a research protocol entailing the RMET (Reading the Mind with the Eyes test – Revised), the EQ (Empathy Quocient – Short version) and the CD-RISC (Connor-Davidson Resilience Scale), and evaluating 157 subjects (117 female and 40 male) with an age equal or superior to 18 years old. The results obtained showed a significant correlation between the three concepts, as well as a predictive relation between Theory of Mind and Empathy, even though they explain very little of the sample variance in general. With regards to Resilience, this concept presented itself as a non predictive variable, and the results were weak in explaining the inicial hypothesis proposed here in this investigation. In addition, the variables sex, education and income were investigated in relation to the three main constructs proposed, ending up showing similar results to the overall tendency of the general study, so further and more deep investigations seem necessary on these matters aiming to obtain better results regarding these constructs.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94504
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação Andreia Neves.pdf648.7 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

238
Visto em 16/abr/2024

Downloads

220
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons