Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94468
Title: The Development and Psychometric Validation of the New Openness to Compassion Scale in a Portuguese Sample: A Contribution to the Compassionate Engagement and Action Scales
Other Titles: Desenvolvimento e Validação Psicométrica da Escala de Abertura à Compaixão numa Amostra Portuguesa: Uma contribuição para as Escalas dos Atributos e Ações Compassivas
Authors: Melo, Inês André Monteiro
Orientador: Gomes, Ana Cardoso Allen
Matos, Marcela Salomé Albuquerque Andrade de
Keywords: Abertura à Compaixão; Escalas dos Atributos e Ações Compassivas; Openness to Compassion; Compassionate Engagement and Action Scales
Issue Date: 27-Jul-2020
Serial title, monograph or event: The Development and Psychometric Validation of the New Openness to Compassion Scale in a Portuguese Sample: A Contribution to the Compassionate Engagement and Action Scales
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: São vários os estudos que ao longo dos anos tentaram compreender asmotivações e ações no cerne da compaixão, amplamente definida como uma motivaçãouniversal para reconhecer o sofrimento e tentar aliviá-lo. Em 2017, Gilbert et al. criouas Compassion Engagement and Action Scales (CEAS) com o objetivo de medir aautocompaixão, a compaixão pelos outros e a compaixão dos outros. Porém, não existenenhum estudo, do qual tenhamos conhecimento, que avalie a abertura a recebercompaixão dos outros. Por esta razão, a presente investigação tem como objetivoprimordial contribuir para o estudo psicométrico da CEAS, desenvolvendo uma novamedida de auto-resposta que permita avaliar a abertura a receber compaixão dos outros:a escala de Abertura à Compaixão. Este estudo foi realizado com uma amostra de 284participantes da população portuguesa, que completaram um conjunto de escalasrelativas a diferentes constructos: abertura à compaixão, compaixão pelos outros,compaixão dos outros, memórias de calor e afeto, perceção de importância para osoutros, sentimentos de segurança social e conexão com os outros, indicadorespsicopatológicos, sentimentos de solidão, dificuldades nos padrões de sono, e ainda umconjunto de questões qualitativas sobre as experiências subjetivas de recebercompaixão, que se revelaram um importante complemento para a compreensão dacompaixão dos outros e para a literatura atual. A estrutura factorial da escala Abertura àCompaixão revelou valores adequados de ajustamento do modelo e provou ser umamedida fiável, com boa validade e qualidades psicométricas. Adicionalmente, osresultados apontaram para a existência de correlações positivas entre a abertura àcompaixão e os três outros fluxos da compaixão, bem como com memórias de calor eafeto, a perceção de importância para os outros e sentimentos de segurança social econexão com os outros. Em contraste, a abertura à compaixão revelou estarnegativamente associada com sentimentos de solidão. Relativamente aos modelos demediação, os resultados mostraram que a abertura à compaixão medeia parcialmente oimpacto das memórias de calor e afeto nos sentimentos de segurança social e conexãocom os outros, bem como nos sentimentos de solidão. Desta forma, a escala de Aberturaà Compaixão não só provou ser uma válida e fiável medida da abertura à compaixão dosoutros, como também uma relevante contribuição às Compassion Engagement andAction Scales, podendo ser uma importante adição à prática clínica e a futurasinvestigações sobre a compaixão e os seus principais componentes: motivação e ação.
Several studies over the years have been trying to understand the motivationsand actions in the core of compassion, defined as the universal motivation to recognizethe suffering in self and others and the attempt to alleviate that pain. Gilbert et al. (2017)created the Compassionate Engagement and Action Scales (CEAS) that measure selfcompassion,compassion to others and compassion from others. However, to the best ofour knowledge, there are no studies that assess one’s openness to receive compassionfrom others. For that reason, the present study aimed to contribute to the psychometricstudy of the CEAS scales, by developing a new self-report measurement that evaluatesopenness to compassion from others: the Openness to Compassion scale. This study wasconducted with a sample of 284 participants from the Portuguese population.Participants completed a set of scales that measured openness to compassion, selfcompassion,compassion to others, compassion from others, feelings of mattering toothers, early memories of warmth and safeness, feelings of social safeness,psychopathological indicators, feelings of loneliness and difficulties in the sleeppatterns. Furthermore, this study included a set of qualitative questions about subjectiveexperiences of receiving compassion from others. Openness to Compassion factormodel revealed acceptable fit values, proving to be a valid and reliable measure, withgood validity and psychometric qualities. We found that openness to compassion ispositively correlated with the three other scales of compassion, compassion engagementand action scales, early memories of warmth and safeness, the perception of matteringto others and feelings of social safeness and connectedness to others. Moreover,openness to compassion was also found to be negatively correlated with feelings ofloneliness. Mediation analysis showed that openness to compassion partially mediatedthe impact of early memories of warmth and safeness on feelings of social safeness, andon feelings of loneliness. The qualitative reported data was an important complement tothe understanding of receiving compassion from others and to the current literature.Openness to Compassion scale may constitute a relevant contribution to the assessmentof one’s openness to receive compassion from others and an important addition to theCompassion Engagement and Action Scales. Furthermore, this scale proved to be avalid and reliable measure that may be used in future research and clinical practice.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94468
Rights: embargoedAccess
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UC - Dissertações de Mestrado

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