Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94465
Título: Simulação, Testes de Validade de Sintomas e Design de Grupos Conhecidos: Uma revisão de literatura em Contexto Forense
Outros títulos: Malingering, Validity Tests Symptoms and Known-Groups Design: A review of the literature in a Forensic Context
Autor: Pargana, Inês Nobre Cortesão Júdice
Orientador: Simões, Mário Manuel Rodrigues
Palavras-chave: avaliação psicológica forense; simulação de sintomas; contexto forense; design de grupos conhecidos; forensic psychological assessment; malingering; forensic context; known-groups design
Data: 3-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Simulação, Testes de Validade de Sintomas e Design de Grupos Conhecidos: Uma revisão de literatura em Contexto Forense
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: O problema da validade de sintomas é transversal aos vários contextos de avaliação (neuro)psicológica. Por isso, os protocolos de avaliação devem incluir o exame de vários estilos de resposta, no sentido de examinar a credibilidade dos resultados. Neste âmbito, a avaliação da simulação ou exagero de sintomas constitui uma tarefa fundamental que deve ser realizada através de instrumentos específicos, denominados Testes de Validade de Sintomas (TVS). Comparativamente a outros contextos de avaliação, a prevalência da simulação de sintomas é mais elevada em contextos forenses sendo, por isso, necessária a validação de medidas específicas que permitam responder a tais necessidades. O meio prisional constitui um ambiente adverso no qual existe maior probabilidade de simulação de sintomas na resposta aos instrumentos e técnicas de avaliação. Os ganhos secundários, decorrentes de tais respostas enviesadas, podem assegurar melhores condições ou mesmo redução do cumprimento da pena. Por isso, são indispensáveis instrumentos específicos empiricamente validados que garantam a deteção da simulação e de outros estilos de resposta.Neste plano, o design de grupos conhecidos constitui uma metodologia com reconhecidas potencialidades, sobretudo ao nível da validade externa. Através da análise deste design, o presente trabalho procura reunir informação proveniente da investigação empírica de natureza psicométrica sobre a simulação de sintomas em contextos forenses, no âmbito do desenvolvimento e validação de Testes de Validade de Sintomas.
The problem of symptom validity is transversal to the various contexts of (neuro) psychological assessment. For this reason, the assessment protocols must include the examination of several response styles, in order to examine the credibility of the results. In this context, the assessment of the malingering or exaggeration of symptoms is a fundamental task that must be performed through specific instruments, called Symptom Validity Tests.Compared to other assessment contexts, the prevalence of malingering symptoms is higher in forensic contexts and, therefore, it is necessary to validate specific measures in order to respond to such evaluation needs. The prison context is an adverse environment, in which there is a greater likelihood of symptom malingering in response to assessment instruments and techniques. Secondary gains, resulting from such skewed responses, can ensure better conditions or even a reduction in the sentence. For this reason, empirically validated instruments are essential to guarantee the detection of malingering and other response styles.In this plan, the known groups design is a methodology with recognized potential, especially when it comes to external validity. Through the analysis of this specific design, the present work seeks to gather information from empirical investigation of a psychometric nature about malingering or exaggeration of symptoms in various forensic contexts, within the scope of the development and validation of Symptom Validity Tests.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94465
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TESE_InêsPargana.pdf641.25 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

128
Visto em 23/abr/2024

Downloads

141
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons