Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94438
Title: O papel das entidades consultoras nos Projetos Conjuntos de Formação: O exemplo prático da empresa Konkrets - Consultoria e Formação, Lda
Other Titles: The role of consultants in Joint Training Projects: The practical example of Konkrets - Consultoria e Formação, Lda
Authors: Ventura, Mariana Ferreira
Orientador: Alcoforado, Joaquim Luis Medeiros
Keywords: Formação profissional; Coordenação Pedagógica; Formação-Ação; Vocational training; Pedagogical coordination; Training- actions
Issue Date: 4-Dec-2020
Serial title, monograph or event: O papel das entidades consultoras nos Projetos Conjuntos de Formação: O exemplo prático da empresa Konkrets - Consultoria e Formação, Lda
Place of publication or event: Konkrets - Consultoria e Formação, Lda
Abstract: O presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi desenvolvido durante o período de estágio curricular, em contexto de formação profissional, numa empresa de formação profissional e consultoria. O presente estágio decorreu no departamento e formação profissional, da Konkrets – Consultoria e Formação profissional, desempenhando funções de coordenação pedagógica de formação profissional. Este trabalho compõe-se em três capítulos:No primeiro capítulo apresenta-se a entidade recetora, as suas dinâmicas internas, os serviços que presta ao público e quais as atividades realizadas pelo departamento de formação profissional. No segundo momento, é exposto o enquadramento teórico necessário para um melhor esclarecimento sobre a temática em destaque, a formação profissional. Neste capítulo são abordados três tópicos fundamentais para contextualizar o panorama da formação profissional em Portugal, dos quais se procura aprofundar a forma como o processo de aprendizagem e a formação profissional se desenvolvem, com especial relevo para a tipologia Projetos Conjuntos de Formação. Por fim, discutem-se as políticas educativas e a qualificação profissional, destacando-se a importância dos quadros estratégicos. Surge no último capítulo o projeto de estágio curricular, onde estão explicitados os seus objetivos e atividades, bem como todas as atividades desenvolvidas, na entidade consultora e formadora. Por fim, tendo em conta o contexto em que o presente trabalho foi desenvolvido, optou-se por realizar uma investigação sobre a modalidade de formação-ação, estudando a forma como esta é vista pelo “olhar” do consultor, formador, coordenador e empresa, analisando os fatores que determinam a sua execução.
This work is part of the Master's Degree in Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. It was developed during the curricular internship period, in a professional training and consultancy company. The present internship took place in the department of professional training, on Konkrets - Consultancy and Professional Training, performing functions of pedagogical coordination of professional training. This work is composod in three chapters: The first chapter presents the recipient organisation, its internal dynamics, the services it provides to the public and the activities carried out by the vocational training department. In the second chapter, the theoretical framework necessary for a better clarification of the subject in question, vocational training, is presented. This chapter deals with three fundamental topics to contextualize the panorama of vocational training in Portugal, from which an attempt is made to deepen the way in which the learning process and vocational training develop, with special emphasis on the formative typology of training-action for PME. Finally, educational policies and professional qualification are discussed, highlighting the importance of strategic frameworks. In the last chapter, the curricular internship project is presented, where its objectives and activities, as well as all the activities developed, are explained in the training entity. Finally, taking into account the context in which the present work was developed, it was decided to carry out an investigation on the modality of action-training, studying the way it is seen by the “eye” of the consultant, trainer, coordinator and company, analysing the factors that determine its execution.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94438
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

146
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

341
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons