Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94433
Título: Um Olhar sobre os Desafios da Aprendizagem: Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar
Outros títulos: A Look at the Challenges of Learning: Psychopedagogical Intervention in School Context
Autor: Rama, Inês Isabel Sousa
Orientador: Festas, Maria Isabel Ferraz
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem; Métodos e técnicas de estudo; Intervenção psicopedagógica; Contexto escolar; Ciências da Educação; Learning difficulties; Study methods and techniques; Psycho-pedagogical intervention; School context; Educational Sciences
Data: 23-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Um Olhar sobre os Desafios da Aprendizagem: Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar
Local de edição ou do evento: Colégio da Rainha Santa Isabel, Coimbra
Resumo: O presente relatório descreve o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no Colégio da Rainha Santa Isabel, em Coimbra.Conciliando as competências do profissional em Ciências da Educação com as necessidades do Colégio, este trabalho, inserido na área da Psicopedagogia, incidiu predominantemente nas dificuldades de aprendizagem, nos problemas de concentração e atenção e no desenvolvimento de Métodos e Técnicas de Estudo.Em sessões de acompanhamento no Serviço de Psicologia e Orientação foi feita a avaliação das dificuldades de vários alunos, que sustentou a planificação e implementação de intervenções ajustadas às necessidades de cada um. Valorizando as competências de cada aluno, privilegiou-se o treino e aperfeiçoamento de estratégias de aprendizagem, com o objetivo de contribuir para a melhoria das suas áreas deficitárias.Em Sala de Estudo, implementou-se e avaliou-se um Programa de Métodos e Técnicas de Estudo com alunos do 2.º ciclo. O Programa contemplou nove sessões e abordou a organização e gestão do tempo de estudo, a atenção, a memória e técnicas de estudo (sublinhados, resumos, esquemas e apontamentos), através da transferência de informação, realização de atividades e reflexão em grupo.Este relatório visa oferecer um conhecimento mais aprofundado do processo de reeducação da leitura e/ou da escrita, do de aprendizagem de Métodos e Técnicas de Estudo e do de melhoria das capacidades de concentração e atenção, mas também tem em vista coadjuvar na compreensão do papel que um Técnico Superior de Educação pode ter no contexto escolar.
This report describes the work carried out throughout the curricular internship of the Master in Education Sciences, of the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra, at the Rainha Santa Isabel College, in Coimbra.Reconciling the skills of the professional in Educational Sciences with the needs of the College, this work, inserted in the area of Psychopedagogy, focused predominantly on learning difficulties, concentration and attention problems and the development of Study Methods and Techniques.In follow-up sessions at the Psychology and Guidance Service, the evaluation of the difficulties of several students was made, which supported the planning and implementation of interventions adjusted to each one’s needs. Valuing the competencies of each student, we prioritized the training and improvement of learning strategies, aiming to contribute to the improvement of their deficit areas.In the Study Room, a Program of Study Methods and Techniques was implemented and evaluated with students of 2nd cycle. The Program contemplated nine sessions and approached the organization and management of study time, attention, memory and study techniques (underlining, abstracts, schemas and notes), through the transfer of information, achievement out activities and reflection in group.This report aims to provide a more in-depth knowledge of the process of re-education of reading and/or writing, of learning Study Methods and Techniques and of improving the skills of concentration and attention, but also aims to assist in understanding the role that a Higher Education Technician can have in the school context.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/94433
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio MCE - Inês Rama (Final).pdf1.25 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

221
Visto em 23/jul/2024

Downloads

340
Visto em 23/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons