Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94368
Título: Representação Mediática do Presidente dos Afetos num Tempo de Pandemia
Autor: Costa, Bruno Frutuoso da 
Palavras-chave: Representação mediática; Marcelo Rebelo de Sousa; Pandemia; Covid-19
Data: 20-Abr-2021
Editora: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
Título da revista, periódico, livro ou evento: Mediapolis - Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Número: 12
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este artigo científico estuda a representação mediática do Presidente da República Portuguesa em contexto de pandemia de Covid-19, decretado pela Organização Mundial de Saúde. Com o intuito de compreender os traços gerais da mediatização de Marcelo Rebelo de Sousa, analisou-se os textos jornalísticos publicados durante um mês por quatro jornais diários generalistas portugueses – Correio da Manhã, Observador, Público e SIC Notícias. O corpus de análise é constituído por 375 conteúdos mediáticos. A observação evidencia uma produção noticiosa intensa: publicaram-se em média 12 textos por dia, predominantemente com uma dimensão extensa (53,3%), um ângulo neutro (45,1%) e em forma de notícia (85,9%). Marcelo é o acontecimento e a figura central em cerca de 80% do material jornalístico. A referência aos afetos tem uma representação significativa de 44,5%. Este estudo empírico demonstra como as mudanças contextuais e comportamentais impostas por um tempo de pandemia, condicionaram e influenciaram a mediatização do Presidente da República.
This paper analyses the media representation of the President of the Portuguese Republic during the Covid-19 pandemic, decreed by the World Health Organization. In order to understand the general traits of Marcelo Rebelo de Sousa’s media coverage, we have analysed newspaper articles published over one month in four Portuguese generalist daily newspapers – Correio da Manhã, Observador, Público and SIC Notícias. The corpus of analysis consists of 375 news articles. The analysis shows an intense news production: on average, 12 articles were published each day, predominantly long (53.3%), neutral news pieces (45.1%), and in news format (85.9%). Marcelo is the event and central figure in about 80% of the press material. The reference to affections is significantly represented (44.5%). This empirical study demonstrates how changes in context and behaviour imposed by a pandemic have affected and influenced the media coverage of the President of the Republic.
URI: https://hdl.handle.net/10316/94368
ISSN: 2183-6019 (eletrónico)
2183-5918 (impresso)
DOI: 10.14195/2183-6019_12_9
Direitos: openAccess
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