Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94315
Título: Melhoria da eficiência da utilização das frotas de viaturas de substituição: Estudo de caso da Sodicentro
Outros títulos: Improving usage efficiency of substitution vehicle fleets: Sodicentro’s case study
Autor: Rodrigues, Diogo Alves
Orientador: Fernandes, Aldora Gabriela Gomes
Palavras-chave: Activity-Based Costing; Costumer Profitability Analysis; Business Intelligence; Gestão de Frotas; Microsoft Power BI; Activity-Based Costing; Costumer Profitability Analysis; Business Intelligence; Fleet Management; Microsoft Power BI
Data: 24-Fev-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Melhoria da eficiência da utilização das frotas de viaturas de substituição: Estudo de caso da Sodicentro
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Mecânica
Resumo: Esta dissertação resulta da realização de um estágio curricular na Sodicentro – Comércio de Veículos, Lda. no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica. O estudo consiste na análise às frotas de viaturas utilizadas no serviço de disponibilização de viaturas de substituição aos clientes, com o intuito de desenvolver propostas de melhoria e ferramentas que apoiem a gestão da frota, considerando os benefícios esperados de reduzir custos e identificar novas oportunidades de negócios.Os dados foram recolhidos com recurso a uma observação participativa, análise de documentos, realização de entrevistas não estruturadas e Focus Groups.Desta forma, foram analisadas todas as utilizações das viaturas, realizadas entre 2018 e 2019, e os respetivos custos com base no sistema de custeio Activity-Based Costing, na Costumer Profitability Analysis e no Business Intelligence, sendo que deste último conceito resultou no desenvolvimento de uma ferramenta em Microsoft Power BI que apresenta todos os resultados deste estudo e está preparada para apoiar a gestão das frotas de viaturas e a tomada de decisão dos responsáveis da Sodicentro no futuro. Como resultado, foram ainda elaboradas algumas medidas como propostas de melhoria, de encontro com os benefícios esperados, e definida uma proposta para o seu plano de implementação de acordo com a relação esforço/impacto. A qualidade e a excelência do serviço prestado e a satisfação dos clientes são aspetos cruciais numa empresa prestadora de serviços, como a Sodicentro, para garantir a fidelização dos seus clientes e neste caso, dado que as viaturas de substituição são o recurso mais dispendioso, é fundamental garantir uma correta gestão da informação da utilização das mesmas para existir um controlo dos custos eficaz.
This thesis is the result of a curricular internship at Sodicentro – Comércio de Veículos, Lda, as the final project of the Integrated Masters in Mechanical Engineering. This study is focused on analyzing the fleets of vehicles used by the service that provides substitution vehicles for clients, with the aim of coming up with improvement strategies and tools that support fleet management while reaching the expected goals of reducing costs and identifying new business opportunities.The data was collected through participative observation, document analysis, unstructured interviews, and focus group.Thus, the substitution vehicle usage, for the years of 2018 and 2019, were analyzed and their respective cost were based on the Activity-Based Costing, Costumers Profitability Analysis, and Business Intelligence systems from which resulted in a Microsoft Power BI tool used for this study that has been constructed in order to support both managing the fleet s and providing concrete and relevant data to help Sodicentro’s managers make informed and impactful decisions. This study has also resulted in suggestions for changes with the aim of improving on the aforementioned aspects and an implementation plan that follows an effort/impact analysis.The substitution vehicle service is the most costly and the quality and excellence of the provided services and customer satisfaction are crucial features of a service providing company, such as Sodicentro, so in order to improve customer loyalty, a good information management system is critical to allow Sodicentro to provide the best possible service and the lowest costs.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94315
Direitos: embargoedAccess
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