Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94096
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dc.contributor.authorBranco, Sérgio Dias-
dc.date.accessioned2021-04-03T16:57:18Z-
dc.date.available2021-04-03T16:57:18Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94096-
dc.description.abstract“Gestos & Fragmentos: Ensaio Sobre os Militares e o Poder” (1983) integra uma trilogia na filmografia de Alberto Seixas Santos que inclui “Brandos Costumes” (1975), obra começada em 1972 no período fascista e terminada já depois do 25 de Abril de 1974, e “Paraíso Perdido” (1992), filme mais tardio sobre os traumas existenciais associados ao passado colonial português. Cada um deles, olha para a Revolução dos Cravos adoptando uma perspectiva singular: focando-se na transição entre períodos históricos no caso de “Brandos Costumes” e centrando-se na relação com um passado que se tornou longínquo, mas permanece marcante, em “Paraíso Perdido”. “Gestos & Fragmentos” é um filme directamente sobre a revolução, dirigido quase uma década após os acontecimentos e produzido pelo Grupo Zero, Cooperativa de Cinema, uma estrutura indissociável do cinema que emergiu na revolução. “A Lei da Terra” (1977), sobre a Reforma Agrária, foi uma obra colectiva desse grupo. Na década de 1980, o 25 de Abril era sobretudo uma ausência no cinema português, como o confirmaria “Um Adeus Português” (1986), realizado poucos anos depois e construído exactamente em torno dessa ausência. “Gestos & Fragmentos” é um filme que contempla essa ausência e a torna presente, sem a querer decifrar completamente. A dimensão reflexiva do ensaio cinematográfico revela-se sobretudo na sua capacidade para questionar e redefinir as formas de representação no cinema — e até de problematizar o próprio conceito de representação. “Gestos & Fragmentos” faz isso através da combinação de vozes com diferentes modalidades discursivas: do militar Otelo Saraiva de Carvalho, do filósofo Eduardo Lourenço, e do cineasta estado-unidense Robert Kramer que interpreta um jornalista a investigar o processo revolucionário e contra-revolucionário.pt
dc.description.sponsorshipIHC e FCTpt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectCinemapt
dc.subjectPolíticapt
dc.subject25 de Abrilpt
dc.subjectCinema portuguêspt
dc.titleUma Ausência Tornada Presente: “Gestos & Fragmentos” (1982)pt
dc.typearticlept
degois.publication.firstPage1pt
degois.publication.lastPage9pt
degois.publication.issue12pt
degois.publication.locationLisboapt
degois.publication.titlePalavrasemovimento: “Vamos Falar de Cinema Português 1960 - 2000”pt
dc.relation.publisherversionhttps://static1.squarespace.com/static/5dbb010f9c99f94ce79d45f2/t/606616c1853cd04ab4852f9f/1617303233906/Gestos+e+Fragmentos.pdfpt
dc.peerreviewednopt
dc.date.embargo2021-04-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0003-2444-9905-
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Vários
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