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https://hdl.handle.net/10316/94096
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Branco, Sérgio Dias | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-03T16:57:18Z | - |
dc.date.available | 2021-04-03T16:57:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-04 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/94096 | - |
dc.description.abstract | “Gestos & Fragmentos: Ensaio Sobre os Militares e o Poder” (1983) integra uma trilogia na filmografia de Alberto Seixas Santos que inclui “Brandos Costumes” (1975), obra começada em 1972 no período fascista e terminada já depois do 25 de Abril de 1974, e “Paraíso Perdido” (1992), filme mais tardio sobre os traumas existenciais associados ao passado colonial português. Cada um deles, olha para a Revolução dos Cravos adoptando uma perspectiva singular: focando-se na transição entre períodos históricos no caso de “Brandos Costumes” e centrando-se na relação com um passado que se tornou longínquo, mas permanece marcante, em “Paraíso Perdido”. “Gestos & Fragmentos” é um filme directamente sobre a revolução, dirigido quase uma década após os acontecimentos e produzido pelo Grupo Zero, Cooperativa de Cinema, uma estrutura indissociável do cinema que emergiu na revolução. “A Lei da Terra” (1977), sobre a Reforma Agrária, foi uma obra colectiva desse grupo. Na década de 1980, o 25 de Abril era sobretudo uma ausência no cinema português, como o confirmaria “Um Adeus Português” (1986), realizado poucos anos depois e construído exactamente em torno dessa ausência. “Gestos & Fragmentos” é um filme que contempla essa ausência e a torna presente, sem a querer decifrar completamente. A dimensão reflexiva do ensaio cinematográfico revela-se sobretudo na sua capacidade para questionar e redefinir as formas de representação no cinema — e até de problematizar o próprio conceito de representação. “Gestos & Fragmentos” faz isso através da combinação de vozes com diferentes modalidades discursivas: do militar Otelo Saraiva de Carvalho, do filósofo Eduardo Lourenço, e do cineasta estado-unidense Robert Kramer que interpreta um jornalista a investigar o processo revolucionário e contra-revolucionário. | pt |
dc.description.sponsorship | IHC e FCT | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Cinema | pt |
dc.subject | Política | pt |
dc.subject | 25 de Abril | pt |
dc.subject | Cinema português | pt |
dc.title | Uma Ausência Tornada Presente: “Gestos & Fragmentos” (1982) | pt |
dc.type | article | pt |
degois.publication.firstPage | 1 | pt |
degois.publication.lastPage | 9 | pt |
degois.publication.issue | 12 | pt |
degois.publication.location | Lisboa | pt |
degois.publication.title | Palavrasemovimento: “Vamos Falar de Cinema Português 1960 - 2000” | pt |
dc.relation.publisherversion | https://static1.squarespace.com/static/5dbb010f9c99f94ce79d45f2/t/606616c1853cd04ab4852f9f/1617303233906/Gestos+e+Fragmentos.pdf | pt |
dc.peerreviewed | no | pt |
dc.date.embargo | 2021-04-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-2444-9905 | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Artes - Vários |
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File | Description | Size | Format | |
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2021_Ausencia.Tornada.Presente.pdf | 344.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
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