Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93936
Título: Habitat em Bissau: adaptar o molde ao invés de moldar a adaptação
Outros títulos: Habitat in Bissau: adapting the mold instead of molding the adaptation
Autor: Oliveira, Madalena Cristóvão Leal de
Orientador: Grande, Nuno Alberto Leite Rodrigues
Palavras-chave: Bissau; Infraestrutura; Desenvolvimento; Urbanidade; Clima; Bissau; Infraestructure; Development; Urbanity; Climate
Data: 3-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Habitat em Bissau: adaptar o molde ao invés de moldar a adaptação
Local de edição ou do evento: Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Resumo: A Dissertação de Mestrado aqui apresentada resulta do tema proposto no ano letivo 2019/2020 na disciplina de Seminário de Investigação intitulado: “Redesenhar Bissau com Arquitetura e Infraestrutura”. Este tema foi desenvolvido em articulação com as disciplinas de Atelier de Projeto (1º semestre) e de Laboratório de Investigação (2º semestre) e surgiu de um acordo entre o Departamento de Arquitetura da FCTUC e o Governo da Guiné-Bissau, com a assessoria do Ateliê "NLA - Architecture Consultants", no âmbito do projeto local "Terra Ranca". Tem como objeto de estudo a Guiné-Bissau, com enfoque na sua capital, para a qual se propõe uma estratégia de desenvolvimento a partir de uma “lente” urbano-arquitetónica.As diferenças culturais entre os contextos Português e Guineense são bastante percetíveis, pelo que inicialmente foi necessário o estudo analítico dos dados do local, de forma a que a contextualização do mesmo suportasse o mais possível o desenvolvimento do projeto. Foi, portanto, imprescindível o entendimento dos contextos sociais, económicos, políticos, geográficos, entre outros, de forma a estabelecer uma visão o mais lata possível sobre este território, tendo em conta o encontro de culturas que o caracteriza. O exercício foi então desenvolvido a partir de três abordagens sucessivas, aos níveis: de turma, de grupo e individual. Destaca-se nestas abordagens, a introdução de um novo meio de transporte, o BRT (Bus Rapid Transit), aliada a uma nova organização da urbanização, com base no desenvolvimento de projetos de habitação evolutiva e de um equipamento escolar para a zona de Bôr em Bissau. Pretendeu-se assim, “coser” vários estratos da cidade, sem ignorar nenhuma etapa projetual, incorporando-os num entendimento global.O ponto alvo deste trabalho centra-se na coesão da cultura e da arquitetura, aproximando a nossa vivência europeia ao contexto africano, evitando sempre imposições de ideais ou de pensamentos preconcebidos. Ao invés, procurou-se concretizar o que de melhor pode resultar do cruzamento entre os dois mundos.
The Master's Thesis presented here is a result of the theme proposed in the academic year 2019/2020 at the lecture Investigation Seminar, so called "Redesigning Bissau with Architecture and Infrastructure". The theme was developed in between the classes of Project Workshop (1st semester) and Research Laboratory (2nd semester) and was based on an agreement signed between the Architecture Department of FCTUC and the Government of Guinea-Bissau, with the assistance of the "NLA - Architecture Consultants" local Atelier, within the scope of "Terra Ranca" project. The thesis is based on the study of Guinea-Bissau focusing its capital, for which a development strategy based on an urban-architectural point of view is proposed.The cultural differences between the Portuguese and Guinean realities are quite perceptible, so initially it was necessary to analyze the data from the site, so that its contextualization would support the development of the project as much as possible. It was therefore essential to understand the social, economic, political and geographic contexts, among others, in order to establish the broadest possible vision of this territory, taking into account the meeting of cultures that characterizes it.The exercise was then developed from three successive approaches, at the levels of: class, group and individual. On these, it’s possible to highlight the introduction of a new mean of transportation, the BRT (Bus Rapid Transit), combined with a new urban organization, based on the development of evolutionary housing projects and school equipment for the Bôr area in Bissau. Finally, it was intended to “sew” several layers of the city, without ignoring any project stage, incorporating them into a global vision. The focus of this work is on the cohesion of culture and architecture, bringing our European experience closer to the African context, always avoiding impositions of ideals or preconceived beliefs. Instead, we have tried to achieve the best that can result from the merging of these two worlds.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/93936
Direitos: openAccess
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