Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93863
Título: O Efeito da Distração na Condução: Análise em Ambiente Simulado
Outros títulos: The Effect of Distraction on Driving: Simulated Environment Analysis
Autor: Souza, Carlos Alex Ornelas de
Orientador: Ferreira, Sara Maria Pinho
Palavras-chave: Distração; Segurança Rodoviária; Ambiente Simulado; Distraction; Road Safety; Simulated Environment
Data: 23-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Efeito da Distração na Condução: Análise em Ambiente Simulado
Local de edição ou do evento: DEC-FCTUC
Resumo: A distração é um comportamento comum dos condutores que está relacionado com a ocorrência de conflitos e por vezes acidentes de tráfego. Por este facto, estudos têm vindo a ser desenvolvidos para estudar o fenómeno. O presente trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de dados recolhidos no âmbito de experiências realizadas no simulador de condução DriS no contexto do projeto AWAREE. Equipamentos de monitorização do condutor foram instalados o que permitiu recolher dados biométricos. Por outro lado, dados que caracterizam o condutor foram também recolhidos através de questionários. O trabalho iniciará com o tratamento de dados em particular relativos a indicadores de desempenho da condução tais como velocidades, aceleração, desvio da via de circulação, travagem, etc. Será ainda calculado o tempo de reação dos participantes nas situações de eventos críticos, com e sem estímulo de distração. Finalmente serão ainda considerados os dados que caracterizam o condutor. Após esta tarefa de tratamento de dados, serão realizadas diversas análises recorrendo a técnicas estatísticas selecionadas de acordo com as características das variáveis em estudo. Os resultados obtidos contribuem para o conhecimento do efeito da distração na condução e por outro, para identificar as características do condutor que influenciam o comportamento da distração.
Distraction is a commom behavior of drivers that is related to the occurrence of conflicts and sometimes traffic accidents. For this reason, studies have been developed to study the phenomenon. The present work aims to analyze a set of data collected in the scope of execution executed in the DriS driving simulator in the context of the AWAREE project. Driver monitoring equipment was installed to capture biometric data. On the other hand, data that characterize the driver are also collected through questionnaires. The work begins with the treatment of data in particular related to driving performance indicators, such as acceleration, lane deviation, speed, etc. It will also be calculated the reaction time of the participants when facing critical events, with and without disctraction stimulus. Finally, the data that characterizes the driver will be also analysed. After the task of data processing, several analysis analyses will be conducted according to the characteristics of the variables under study. The obtained results contribute to the knowledge of the impact of the distraction on the driving performance and on the other hand, to identify the driver characteristics that influence the distraction behaviour.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão da Mobilidade Urbana apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/93863
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons