Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93806
Título: Onde Estamos? O Uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização.
Outros títulos: Where are we? The use of Geocaching in the construction of localization know ledge.
Autor: Custódio, Leandro Dinis Paiva
Orientador: Rodrigues, Albano Augusto Figueiredo
Palavras-chave: Prática Pedagógica Supervisionada; Geocaching; Localização; Ensino de Geografia; Trabalho Colaborativo.; Supervised Pedagogical Practice; Geocaching; Location; Geography Teaching; Collaborative Work
Data: 6-Fev-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Onde Estamos? O Uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização.
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O relatório aqui apresentado visa fazer uma reflexão sobre as atividades letivas e não letivas realizadas na Escola Secundária e de 3º Ciclo Dr.ª Maria Cândida, em Mira, durante o estágio pedagógico supervisionado que aí decorreu no ano letivo de 2018/2019. É ainda apresentada, descrita e analisada uma estratégia de ensino-aprendizagem tendo por base o tema “A Localização de Lugares na Superfície da Terra”, que tem como objetivo valorizar e destacar a importância de conteúdos geográficos no fortalecimento da educação geográfica no mundo atual.Na primeira parte deste relatório é feita uma apresentação de todas as atividades letivas e não letivas realizadas por mim e pelo núcleo de estágio onde estive inserido, bem como uma apresentação da escola, do núcleo de estágio e da turma que me foi destinada. Além disso, apresenta-se ainda uma breve reflexão sobre toda a prática pedagógica feita durante o ano de estágio. Em seguida, faz-se uma apresentação de todos os conceitos associados ao tema da “Localização de Lugares na Superfície da Terra”, como “informação geográfica”, “espaço geográfico” e “geocaching”.Numa segunda parte do relatório será feita a apresentação da estratégia didático-pedagógica, tendo por base um jogo de geocaching, onde os alunos colocam em prática os conhecimentos sobre localização, exploram o espaço geográfico e usam a informação geográfica para responder a questões do formulário do jogo. A estratégia teve como base o trabalho de grupo e o uso de tecnologias, as quais permitiram a implementação de uma atividade fora do ambiente mais formal da sala de aula, permitindo a exploração do espaço e da informação geográfica num contexto lúdico dedicado à consolidação de conhecimentos.
The report presented here aims to reflect on the teaching and non-teaching activities carried out at the Dr.ª Maria Cândida School, located at Mira, during the supervised pedagogical internship that took place there in the 2018/2019 school year. A teaching-learning strategy is presented, described and analyzed, based on the issue “Locating Places on the Earth's Surface”, which aims to enhance and highlight the importance of basic geographic knowledge to strengthen the geographic education in the current world. In the first part of this report a presentation was made of all the teaching and non-teaching activities performed by me and the internship nucleus where I was inserted, as well as a presentation of the school, the internship nucleus and the class tutored by me. In addition, a brief analysis focused on all the pedagogical practice made during the internship year is presented. Afterwards, a presentation of all the concepts associated with the theme of “Location of Places on the Earth's Surface”, such as “geographic information”, “geographic space” and “geocaching”, is made.The second part of this report presents the didactic-pedagogical strategy, based on the geocaching approach, aiming to explore geographic space, use geographic information to answer questions and consolidate knowledge associated to relative location. The strategy was based on group work and the use of technologies, which supported the implementation of a strategy that provided students the opportunity to put in practice knowledge outside a formal classroom environment, allowing the exploration of space and geographic information.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93806
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
LeandroCustodio_versaofinal.pdf4.88 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

162
Visto em 23/abr/2024

Downloads

192
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons