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Title: Problemas, Gestão e Desenvolvimento Sustentado do Litoral: Uma Proposta de Visita de Estudo no Âmbito do Programa de Ensino Secundário da Geografia
Other Titles: Problems, Management and Sustainable Development of the Coast: A Study Visit Proposal Within the Framework of the Geography Secondary Education Program
Authors: Pita, Maria Eduarda Antunes
Orientador: Nossa, Paulo Nuno Maia de Sousa
Keywords: Ensino da Geografia; Estágio Pedagógico Supervisionado; Visita de Estudo; Recursos Marítimos; Desenvolvimento Sustentável; Geography Teaching; Supervised Pedagogical Internship; Study Field Visit; Maritime Resources; Sustainable Development
Issue Date: 3-Dec-2020
Serial title, monograph or event: Problemas, Gestão e Desenvolvimento Sustentado do Litoral: Uma Proposta de Visita de Estudo no Âmbito do Programa de Ensino Secundário da Geografia
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório de estágio visa apresentar uma descrição e reflexão sobre as atividades letivas e não letivas desenvolvidas em contexto do Estágio Pedagógico Supervisionado, no ano letivo 2019/2020, decorrido na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra. Assim, com a redação deste trabalho, pretende-se demonstrar a minha experiência na formação inicial de professores, a relevância das visitas de estudo como estratégia didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, bem como a pesquisa bibliográfica efetuada ao longo do processo de investigação relativa aos conteúdos a abordar e que integram o tema “Recursos Marítimos”. Desta forma, este trabalho inicia-se com uma caracterização da escola e da turma na qual lecionei e uma reflexão sobre a prática pedagógica. De seguida, apresentam-se os principais problemas ambientais do litoral, com ênfase na erosão costeira, como estes podem pôr em causa a vitalidade e sustentabilidade dos ecossistemas marinhos e das populações, refletindo-se sobre a necessidade da tomada de medidas que visem a gestão sustentável das áreas costeiras. Apresenta-se, ainda, uma abordagem relativa à importância da educação ambiental e desenvolvimento sustentável na formação geográfica dos alunos, no sentido de os elucidar para a ocorrência de determinados fenómenos geográficos no território que habitam, sensibilizando-os para as grandes questões e problemas do mundo contemporâneo. Posteriormente, é apresentada e analisada uma proposta de estratégia didático-pedagógica baseada numa visita de estudo à Figueira da Foz. Devido à impossibilidade da sua aplicação causada pelo período de confinamento social resultante do surto de Covid-19, segue-se uma reflexão sobre a prática da modalidade de ensino a distância.
This internship report aims to present a description and reflection on the academic and non-academic activities developed in the context of the Supervised Pedagogical Internship, in the academic year 2019/2020, that took place at the Infanta Dona Maria Secondary School, in Coimbra. Therefore, this work intends to demonstrate my experience in initial teachers’ training, the relevance of study field trips as a didactic-pedagogical strategy in the teaching-learning process, as well as the bibliographic research carried out throughout the research process on the contents addressed which integrate the theme “Maritime Resources”.Thus, this work begins with a characterization of the school and the class in which I taught and a reflection on the pedagogical practice. Afterwards, the coast most important environmental problems are presented, with emphasis on coastal erosion, as they can endanger the vitality and sustainability of marine ecosystems and populations, taking into account the need of having sustainable management measures on the use of coastal areas. It also brings forward an approach related to the importance of environmental education and sustainable development in the geographic formation of students in order to explain them the occurrence of certain geographical phenomena in the territory they inhabit and raise their awareness of the major issues and problems in the contemporary world. Subsequently, a proposal for a didactic-pedagogical strategy based on a study field trip to Figueira da Foz is presented and analysed. Due to the impossibility of its application, due to the period of social confinement resulting from the Covid-19 outbreak, a reflection on the distance learning modality practice follows.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93790
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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