Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93783
Title: Explorar a Diversidade Climática e Formações Vegetais em Portugal
Other Titles: Exploring Climate Diversity and Vegetable Formations in Portugal
Authors: Pascoal, Maria Alexandra Antunes
Orientador: Rodrigues, Albano Augusto Figueiredo
Keywords: Prática Pedagógica Supervisionada; Ensino da Geografia; Clima; Gráficos Termopluviométricos; Formações Vegetais; Pedagogic Activities Supervised; Geography Teaching; Climate; Thermopluviometric Graphs; Vegetation Formations
Issue Date: 4-Feb-2021
Serial title, monograph or event: Explorar a Diversidade Climática e Formações Vegetais em Portugal
Place of publication or event: Portugal
Abstract: Este relatório tem como intuito expor uma descrição, análise e reflexão das atividades realizadas ao longo da prática pedagógica supervisionada no ano letivo 2019/2020 na Escola Secundária / 3º ciclo Dra. Maria Cândida, bem como a apresentação da aplicação didática baseada no uso de mapas e gráficos termopluviométricos como recurso para exploração do tema “Clima e Formações Vegetais” do 7º ano de escolaridade. Este relatório divide-se em duas partes. Na primeira parte, é apresentada a caracterização geral da escola, do núcleo de estágio, da turma e um repertório das atividades letivas e não letivas realizadas durante o ano letivo. Já na segunda parte, é apresentada uma reflexão e discussão teórica associados ao tema “Clima e Formações Vegetais” e uma proposta de estratégia didática aplicada, onde é apresentada a estrutura, a forma de implementação e, posteriormente, a avaliação dos resultados obtidos na aplicação em sala de aula, bem como uma reflexão sobre a mesma. O principal objetivo desta estratégia, debruçou-se na exploração de gráficos termopluviométricos e mapas como forma de consolidação dos conteúdos sobre a temática do “Clima e Formações Vegetais”, baseando-se na elaboração de um guião com tabelas de dados termopluviométricos e imagens de formações vegetais. Devido à pandemia covid-19, esta estratégia realizou-se online, via “zoom”, tendo de ser adaptada. Apesar desta nova realidade, os objetivos propostos para esta estratégia, de uma forma geral, foram alcançados, uma vez que os alunos construíram sem dificuldade os gráficos termopluviométricos, associando as formações vegetais corretas, apesar de alguma dificuldade na justificação. Após aplicação da estratégia na turma, confirma-se que a realização de gráficos e a análise de mapas e figuras de formações vegetais, são potenciais ferramentas na consolidação da diversidade climática e das formações vegetais associadas.
This reports’ purpose is to present an analysis, description and observation of the pedagogic activities supervised during the school year of 2019/2020 at the Escola Secundária / 3º ciclo Dra. Maria Cândida, as well as presenting the didactic application of maps and thermopluviometric graphs as a resource in the learning of climate and vegetation formations. In terms of how the subjects are divided in this report, in the first part we are presented with the general characteristics of the school, the core of the internship, of the class and teaching/non-teaching activity repertoire performed during the school year; whilst the second part is composed of a ponderation and theoretical discussion associated with the topic, “Climate and Vegetation Formations”, where in this topic, an applied learning strategy is presented, with its structure, implementation methods and posteriorly, the evaluation of obtained results in classroom application as well as a reflection on itself. The main objective of this strategy focused on exploring the usage of thermopluviometric graphs and maps as a strategy in consolidating content on the subject of “Climate and Vegetation Formations”, basing off of elaborating a script with thermopluviometric data tables and images of vegetation formations. Due to the covid-19 pandemic, this strategy was deployed online, adapted with the use of “zoom”. Despite this new reality, generally speaking, the proposed goals for this strategy were reached, seeing as the students constructed, without difficulty, the thermopluviometric graphs, associating them with the correct vegetation formation, despite some difficulty justifying their results. After applying the strategy in class, we can confirm that the completion of graphs and the analysis of maps and vegetation formations, are potential tools in the consolidation of climate diversity and vegetation formations.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93783
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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