Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93760
Title: A Aprendizagem Cooperativa Como Estratégia de Desenvolvimento de Aprendizagens na Disciplina de História
Other Titles: Cooperative Learning as a Learning Development Strategy in the History Discipline
Authors: Romano, David Carqueijeiro
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Keywords: Aprendizagem cooperativa; Jigsaw; Competências de aprendizagem; Ensino e Aprendizagem de História; Cooperative learning; Jigsaw; Learning competences; Teaching and Learning History
Issue Date: 17-Dec-2020
Serial title, monograph or event: A Aprendizagem Cooperativa Como Estratégia de Desenvolvimento de Aprendizagens na Disciplina de História
Place of publication or event: FLUC
Abstract: O presente estudo começou por ser de cariz qualitativo (Design Based Research),procurando explorar as potencialidades da aprendizagem cooperativa como estratégia deaplicação direta em sala de aula, para o desenvolvimento de aprendizagens na disciplina deHistória. No entanto, devido ao panorama pandémico vivido durante a execução do estágio, oestudo de caso passou a projeto, pretendendo motivar professores a procurar comprovar a questãode investigação que propomos: Pode a aprendizagem cooperativa contribuir para odesenvolvimento de aprendizagens na disciplina de História? Por forma a alcançar respostas emrelação à eficácia do tema proposto, é necessário que, mediante várias estratégias deaprendizagem cooperativa e de instrumentos de recolha de dados, o professor procure respondera duas questões de investigação. Primeiramente, se a aprendizagem cooperativa é uma estratégiade maior eficácia em relação ao ensino tradicional. Seguidamente, se a aprendizagem cooperativadificulta ou facilita a aquisição de aprendizagens em História. No ano letivo que decorreu durantea execução do presente projeto, foi possível fazer uma aplicação do método Jigsaw. Foi possívelperceber que os alunos apreciaram, na generalidade, o trabalho com a aprendizagem cooperativae que esta promove e facilita a aquisição de aprendizagens da disciplina de História. Para alémdessas informações diretas, recolhidas através do instrumento de recolha de dados utilizado,outras conclusões retiradas do estudo poderão enriquecer uma futura aplicação prática.O presente estudo começou por ser de cariz qualitativo (Design Based Research),procurando explorar as potencialidades da aprendizagem cooperativa como estratégia deaplicação direta em sala de aula, para o desenvolvimento de aprendizagens na disciplina deHistória. No entanto, devido ao panorama pandémico vivido durante a execução do estágio, oestudo de caso passou a projeto, pretendendo motivar professores a procurar comprovar a questãode investigação que propomos: Pode a aprendizagem cooperativa contribuir para odesenvolvimento de aprendizagens na disciplina de História? Por forma a alcançar respostas emrelação à eficácia do tema proposto, é necessário que, mediante várias estratégias deaprendizagem cooperativa e de instrumentos de recolha de dados, o professor procure respondera duas questões de investigação. Primeiramente, se a aprendizagem cooperativa é uma estratégiade maior eficácia em relação ao ensino tradicional. Seguidamente, se a aprendizagem cooperativadificulta ou facilita a aquisição de aprendizagens em História. No ano letivo que decorreu durantea execução do presente projeto, foi possível fazer uma aplicação do método Jigsaw. Foi possívelperceber que os alunos apreciaram, na generalidade, o trabalho com a aprendizagem cooperativae que esta promove e facilita a aquisição de aprendizagens da disciplina de História. Para alémdessas informações diretas, recolhidas através do instrumento de recolha de dados utilizado,outras conclusões retiradas do estudo poderão enriquecer uma futura aplicação prática.
This study was at first of qualitative nature (Design based research), intending toexplore cooperative learning potentialities as a strategy of direct application in the classroom inorder to develop the learning process in the discipline of History. Nevertheless, because of thepandemic context during the internship, the case study was changed to a project, intending tomotivate the teachers to seek to prove the investigation question proposed: Can cooperativelearning contribute to the developing of learnings in History discipline? In order to achieveanswers about the efficacy of this theme, is needed that, through several strategies of cooperativelearning, and data collection instruments, the teacher seeks to answer to two investigationquestions. First, if cooperative learning is a more effective strategy than traditional teaching.Secondly, if cooperative learning facilitates or complicates the acquisition of knowledges inHistory. In the past academic year, during the execution of this project, we applied the Jigsawmethod. It was possible to understand that the students appreciated, in general, the work withcooperative learning and that it promotes and facilitates the acquisition of learnings in thediscipline of History. Besides this direct information, collected through a data collectioninstrument, other conclusions revealed by the study could enrich a future practical appliance.This study was at first of qualitative nature (Design based research), intending toexplore cooperative learning potentialities as a strategy of direct application in the classroom inorder to develop the learning process in the discipline of History. Nevertheless, because of thepandemic context during the internship, the case study was changed to a project, intending tomotivate the teachers to seek to prove the investigation question proposed: Can cooperativelearning contribute to the developing of learnings in History discipline? In order to achieveanswers about the efficacy of this theme, is needed that, through several strategies of cooperativelearning, and data collection instruments, the teacher seeks to answer to two investigationquestions. First, if cooperative learning is a more effective strategy than traditional teaching.Secondly, if cooperative learning facilitates or complicates the acquisition of knowledges inHistory. In the past academic year, during the execution of this project, we applied the Jigsawmethod. It was possible to understand that the students appreciated, in general, the work withcooperative learning and that it promotes and facilitates the acquisition of learnings in thediscipline of History. Besides this direct information, collected through a data collectioninstrument, other conclusions revealed by the study could enrich a future practical appliance.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93760
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
DavidRomano_versaofinal.pdf1.39 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

2
checked on Apr 9, 2021

Download(s)

1
checked on Apr 9, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons