Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93760
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
dc.contributor.authorRomano, David Carqueijeiro-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:08:49Z-
dc.date.available2021-03-18T23:08:49Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93760-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente estudo começou por ser de cariz qualitativo (Design Based Research),procurando explorar as potencialidades da aprendizagem cooperativa como estratégia deaplicação direta em sala de aula, para o desenvolvimento de aprendizagens na disciplina deHistória. No entanto, devido ao panorama pandémico vivido durante a execução do estágio, oestudo de caso passou a projeto, pretendendo motivar professores a procurar comprovar a questãode investigação que propomos: Pode a aprendizagem cooperativa contribuir para odesenvolvimento de aprendizagens na disciplina de História? Por forma a alcançar respostas emrelação à eficácia do tema proposto, é necessário que, mediante várias estratégias deaprendizagem cooperativa e de instrumentos de recolha de dados, o professor procure respondera duas questões de investigação. Primeiramente, se a aprendizagem cooperativa é uma estratégiade maior eficácia em relação ao ensino tradicional. Seguidamente, se a aprendizagem cooperativadificulta ou facilita a aquisição de aprendizagens em História. No ano letivo que decorreu durantea execução do presente projeto, foi possível fazer uma aplicação do método Jigsaw. Foi possívelperceber que os alunos apreciaram, na generalidade, o trabalho com a aprendizagem cooperativae que esta promove e facilita a aquisição de aprendizagens da disciplina de História. Para alémdessas informações diretas, recolhidas através do instrumento de recolha de dados utilizado,outras conclusões retiradas do estudo poderão enriquecer uma futura aplicação prática.O presente estudo começou por ser de cariz qualitativo (Design Based Research),procurando explorar as potencialidades da aprendizagem cooperativa como estratégia deaplicação direta em sala de aula, para o desenvolvimento de aprendizagens na disciplina deHistória. No entanto, devido ao panorama pandémico vivido durante a execução do estágio, oestudo de caso passou a projeto, pretendendo motivar professores a procurar comprovar a questãode investigação que propomos: Pode a aprendizagem cooperativa contribuir para odesenvolvimento de aprendizagens na disciplina de História? Por forma a alcançar respostas emrelação à eficácia do tema proposto, é necessário que, mediante várias estratégias deaprendizagem cooperativa e de instrumentos de recolha de dados, o professor procure respondera duas questões de investigação. Primeiramente, se a aprendizagem cooperativa é uma estratégiade maior eficácia em relação ao ensino tradicional. Seguidamente, se a aprendizagem cooperativadificulta ou facilita a aquisição de aprendizagens em História. No ano letivo que decorreu durantea execução do presente projeto, foi possível fazer uma aplicação do método Jigsaw. Foi possívelperceber que os alunos apreciaram, na generalidade, o trabalho com a aprendizagem cooperativae que esta promove e facilita a aquisição de aprendizagens da disciplina de História. Para alémdessas informações diretas, recolhidas através do instrumento de recolha de dados utilizado,outras conclusões retiradas do estudo poderão enriquecer uma futura aplicação prática.por
dc.description.abstractThis study was at first of qualitative nature (Design based research), intending toexplore cooperative learning potentialities as a strategy of direct application in the classroom inorder to develop the learning process in the discipline of History. Nevertheless, because of thepandemic context during the internship, the case study was changed to a project, intending tomotivate the teachers to seek to prove the investigation question proposed: Can cooperativelearning contribute to the developing of learnings in History discipline? In order to achieveanswers about the efficacy of this theme, is needed that, through several strategies of cooperativelearning, and data collection instruments, the teacher seeks to answer to two investigationquestions. First, if cooperative learning is a more effective strategy than traditional teaching.Secondly, if cooperative learning facilitates or complicates the acquisition of knowledges inHistory. In the past academic year, during the execution of this project, we applied the Jigsawmethod. It was possible to understand that the students appreciated, in general, the work withcooperative learning and that it promotes and facilitates the acquisition of learnings in thediscipline of History. Besides this direct information, collected through a data collectioninstrument, other conclusions revealed by the study could enrich a future practical appliance.This study was at first of qualitative nature (Design based research), intending toexplore cooperative learning potentialities as a strategy of direct application in the classroom inorder to develop the learning process in the discipline of History. Nevertheless, because of thepandemic context during the internship, the case study was changed to a project, intending tomotivate the teachers to seek to prove the investigation question proposed: Can cooperativelearning contribute to the developing of learnings in History discipline? In order to achieveanswers about the efficacy of this theme, is needed that, through several strategies of cooperativelearning, and data collection instruments, the teacher seeks to answer to two investigationquestions. First, if cooperative learning is a more effective strategy than traditional teaching.Secondly, if cooperative learning facilitates or complicates the acquisition of knowledges inHistory. In the past academic year, during the execution of this project, we applied the Jigsawmethod. It was possible to understand that the students appreciated, in general, the work withcooperative learning and that it promotes and facilitates the acquisition of learnings in thediscipline of History. Besides this direct information, collected through a data collectioninstrument, other conclusions revealed by the study could enrich a future practical appliance.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectJigsawpor
dc.subjectCompetências de aprendizagempor
dc.subjectEnsino e Aprendizagem de Históriapor
dc.subjectCooperative learningeng
dc.subjectJigsaweng
dc.subjectLearning competenceseng
dc.subjectTeaching and Learning Historyeng
dc.titleA Aprendizagem Cooperativa Como Estratégia de Desenvolvimento de Aprendizagens na Disciplina de Históriapor
dc.title.alternativeCooperative Learning as a Learning Development Strategy in the History Disciplineeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFLUC-
degois.publication.titleA Aprendizagem Cooperativa Como Estratégia de Desenvolvimento de Aprendizagens na Disciplina de Históriapor
dc.date.embargoEndDate2022-12-17-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2022-12-17*
dc.identifier.tid202674711-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRomano, David Carqueijeiro::0000-0002-9179-703X-
uc.degree.classification17-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio::0000-0002-7515-2696-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7515-2696-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
DavidRomano_versaofinal.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

169
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

173
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons