Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93752
Título: O fenómeno da Reificação
Outros títulos: The phenomenon of Reification
Autor: Rocha, Diogo Rodrigues
Orientador: Marcelo, Gonçalo Nuno Falcão de Bettencourt Coutinho
Palavras-chave: Educação; Honneth; Lukács; Reconhecimento; Reificação; Education; Honneth; Lukács; Recognition; Reification
Data: 19-Nov-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: O fenómeno da Reificação
Local de edição ou do evento: Escola Secundária da Mealhada
Resumo: O presente relatório de estágio, intitulado O Fenómeno da Reificação, é uma parte integrante da unidade curricular Estágio (Prática Pedagógica Supervisionada) e Relatório Final, do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e realizado na Escola Secundária da Mealhada do Agrupamento de Escolas da Mealhada. Este relatório serve como momento de descrição, reflexão e aferição dos elementos que compuseram a prática pedagógica, em contexto de atividade. Esta atividade fez surgir uma série de dúvidas e questões, que motivaram o aprofundamento científico do tema escolhido.Sendo assim, o relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é uma descrição e reflexão relativamente ao período em que a prática pedagógica supervisionada ocorreu, na Escola Secundária da Mealhada, no ano letivo 2019/2020, dando conta do contexto concreto em que ele se desenrolou, quer do ponto de vista mais geral, quer na especificada da experiência em questão. A segunda parte é uma incursão histórica e crítica no conceito de Reificação, delimitando a sua transformação e atualização, do seu entendimento como originária na dimensão produtiva ao esquecimento do reconhecimento, tal como é contemplado nos trabalhos de Georg Lukács e Axel Honneth. São tomadas em conta as implicações deste fenómeno, que se podem manifestar nos mais diversos âmbitos da nossa vida, incluindo o da educação. Conclui-se que há elementos que potenciam este fenómeno, sendo necessária uma postura de vigilância relativamente a eles.
The following Internship Report, titled The Phenomenon of Reification, is part of the curricular unit Estágio e Relatório Final [‘Internship and Final Report’], from the Masters Degree in Teaching Philosophy in High School at Coimbra University’s Faculty of Arts and Humanities, which had its internship component done at Mealhada’s Secondary School, which is part of Agrupamento de Escolas da Mealhada. This report describes, reflects upon and takes stock of the elements that were present in the context of the pedagogical practice, This practice raised a series of questions, that put forward an investigation of the chosen theme. This report is divided in two parts. The first one is a description and reflection about the internship itself, at Mealhada’s Secondary School, in the School Year 2019/2020, describing the context in which the internship occurred. This includes a broader look at that context, but it also notes the specificity of my experience. The second part is a historical and critical investigation of the concept of Reification, including its transformation and actualization, from being understood as a part of the productive dimension, to the way it is perceived as a forgetfulness of recognition, as it appears in the works of Georg Lukács and Axel Honneth, paying attention to its implications that can manifest themselves in a variety of scopes, including education. The conclusion is that there are elements that strengthen this phenomenon, so that having a vigilant stance towards them is deemed necessary.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93752
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
DiogoRocha_versaofinal.pdf4.25 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

138
Visto em 23/abr/2024

Downloads

186
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons