Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93746
Título: O Ensino de Filosofia com Dança no mundo da Escola e na Escola do mundo.
Outros títulos: Teaching Philosophy with Dance in the world's School and in the school's world
Autor: Costa, Diana Sofia Esteves Castro
Orientador: Umbelino, Luís António Ferreira Correia
Palavras-chave: Filosofia; Dança; pensamento; movimento; corpo; Philosophy; Dance; thought; movement; body
Data: 27-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Ensino de Filosofia com Dança no mundo da Escola e na Escola do mundo.
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente Relatório de Estágio intitulado “O Ensino da Filosofia com Dança no mundo da Escola e na escola do mundo” é realizado no âmbito da unidade curricular “Estágio e Relatório Final” do Mestrado de Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Este relatório contém uma parte de exposição, de consideração e de crítica relativamente à Prática Pedagógica Supervisionada à qual me submeti no Ano Letivo de 2019/2020, bem como uma descrição do contexto educativo da Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis, Escola onde estagiei. Para além destas, encontramos aqui, também, um momento de pesquisa e de reflexão acerca de conceitos que se mostrarão fundamentais ao longo deste documento, como o conceito de pensamento filosófico, que se autoafirma corpóreo e o conceito de movimento na Dança, que é um movimento peculiarmente pensante. A partir do estudo dos conceitos supramencionados veremos que estes se relacionam e que esta relação leva a um outro momento de pesquisa e de reflexão que proporcionará a abertura de um novo horizonte sobre o pensamento acerca da Dança e sobre o pensamento acerca da Filosofia que irão gerar uma nova forma de lecionação da disciplina de Filosofia no Ensino Secundário. Uma nova forma de lecionar a partir da utilização do caráter pedagógico-didático da Dança como metodologia para o Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, não nos desviando minimamente daqueles que são os objetivos que constam no documento Aprendizagens Essenciais de Filosofia no Ensino Secundário, em articulação com o do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
The presented Internship’s Report, entitled “Teaching Philosophy with Dance in the School’s world and in the world’s school” is carried out within the curricular unit “Internship and Final Report” of the Master Degree in Teaching High School Philosophy at Coimbra’s University Humanities College, attended in the academic year 2019/2020. This Report has a part of exposition, consideration and criticism regarding to the Supervisional Pedagogical Practice to which I submitted, as well as a description of the educational context of the Secondary School with 3rd Cycle D. Dinis, in which I interned. Beside these, we also find here a moment of research on concepts that are crucial throughout this paper, like the concept of philosophical thought, which asserts itself corporally and the concept of movement in dance, which is a peculiarly thinking movement. From the study of the aforementioned concepts, we will see that they are related to each other and that this relationship leads to another moment of research and reflection, which allows the opening of a new vision on the thought about dance and on the thought abou philosophy, that will create a new way of teaching Philosophy in Secondary School. A new way of teaching from the use of the pedagogical-didactic character of Dance as a methodology for the Teaching of Philosophy in High School, without deflection from the objectives presented on Essential Learning of Philosophy in Secondary School, in conjunction with the Student Profile on Leaving Compulsory Scholarity.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93746
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
DianaCosta_versaofinal.pdf1.41 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

200
Visto em 17/abr/2024

Downloads

274
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons