Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93732
Título: A Música no Ensino da Geografia - Aplicação ao tema "Mobilidade Populacional"
Outros títulos: Music in the Teaching of Geography - Application to the theme "Population Mobility"
Autor: Jorge, Ana Luísa Caldeira Balhau
Orientador: Nunes, Adélia Jesus Nobre
Palavras-chave: Prática Pedagógica Supervisionada; Geografia; Música; Migrações; Estratégia Didática; Supervised Pedagogical Practice; Geography; Music; Migration; Didactic Strategy
Data: 11-Dez-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Música no Ensino da Geografia - Aplicação ao tema "Mobilidade Populacional"
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: Este Relatório surge no âmbito do Mestrado de Ensino em Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário com o objetivo apresentar uma descrição, análise e reflexão de todas as atividades que foram consolidadas ao longo da prática pedagógica supervisionada que decorreu no ano letivo 2019/2020 na Escola Secundária / 3º ciclo Dra. Maria Cândida, em Mira. Tem também como objetivo de demonstrar as linhas orientadoras da aplicação da estratégia didática, audição e análise de uma música, e os resultados obtidos com a mesma.O presente Relatório está dividido em dois estádios, na primeira parte é feita uma caracterização geral da escola, do núcleo de estágio e da turma e ainda a listagem e descrição das atividades letivas e não letivas realizadas durante o ano letivo. Na segunda fase é realizada uma reflexão teórica e crítica da temática “Mobilidade da População”, onde a aplicação didática terá sido aplicada. Serão apresentados a estrutura e de que forma a aplicação didática-pedagógica foi realizada, bem como a avaliação dos resultados obtidos.A estratégia teve como principal objetivo explorar a Música enquanto estratégia de consolidação de conteúdos sobre a temática de “Mobilidade da População” fazendo a caracterização da emigração interna e externa em Portugal, através da audição e interpretação da letra da música “Quero voltar para os braços da minha mãe” de Pedro Abrunhosa e “Postal dos Correios” da banda Rio Grande.Após a realização e aplicação desta estratégia didático-pedagógica foi possível aos alunos consolidar conhecimentos através da Música, estabelecer uma relação entre a música e os conteúdos abordados anteriormente, bem como fomentar o espírito crítico, raciocínio e autonomia.
This Report appears within the scope of the Master of Education in Geography in the 3rd cycle of Basic Education and High School in order to present a description, analysis and reflection of all activities that were consolidated throughout the supervised pedagogical practice that took place in the academic year 2019 / 2020 at the High School / 3rd cycle Dra. Maria Cândida, in Mira. It also aims to demonstrate the guidelines for the application of the didactic strategy, listening and analyzing a song, and the results obtained with it.This Report is divided into two parts, in the first part a general characterization of the school, the internship group and the class is made, as well as the listing and description of the academic and non-academic activities carried out during the academic year. In the second part, a theoretical and critical reflection on the theme “Mobility of the Population” is carried out, where the didactic application will have been applied. The structure and how the didactic-pedagogical application was carried out will be presented, as well as the evaluation of the results obtained.The main objective of the strategy was to explore Music as a strategy for consolidating content on the theme of “Population Mobility”, characterizing internal and external emigration in Portugal, through listening and interpreting the lyrics of the song “Want back to my mother arms” by Pedro Abrunhosa and the lyrics of the song “Postcard” by the band Rio Grande.After the realization and application of this didactic-pedagogical strategy, it was possible for students to consolidate knowledge through Music, establish a relationship between music and the contents previously discussed, as well as foster critical thinking, reasoning and autonomy.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93732
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
AnaJorge_Versaofinal.pdf4.31 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

212
Visto em 16/abr/2024

Downloads

367
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons