Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93707
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dc.contributor.advisorAntunes, Joana Filipa da Fonseca-
dc.contributor.authorFernandes, Diogo Lemos-
dc.date.accessioned2021-03-18T23:01:26Z-
dc.date.available2021-03-18T23:01:26Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.date.submitted2021-03-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/93707-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arte e Património apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO reinado de D. João V (1706 - 1750) foi marcado pela abertura aos contextos culturais e artísticos de outras potências católicas europeias que contribuíram para a fabricação da imagem de uma monarquia de primeira grandeza. No plano historiográfico, parecem não restar dúvidas de que o projeto de emancipação da monarquia portuguesa se norteou, em particular, através do empreendimento de um ambicioso projeto de construção e reabilitação de uma série de templos e palácios que emularam da cultura artística da Santa Sé uma nítida tonalidade romana, como o Palácio e Basílica de Mafra e a Basílica Patriarcal. Todavia, a compreensão da cultura artística portuguesa da primeira metade do século XVIII, ao vincular-se, grosso modo, à arte barroca – de nítida matriz romana – e à política absolutista de D. João V (1689 - 1750), parece ter vindo a produzir certos discursos historiográficos que, tendencialmente, remetem a compreensão da introdução dos designados estilos regência e, sobretudo, rococó, a certas balizas cronológicas e geográficas, como as são o final do reinado de D. João V e reinado de D. José I (1750-1777) e o Norte de Portugal. A presente dissertação tem, assim, como principal objetivo, compreender os formulários artísticos aplicados no mobiliário de assento dos Sumos Pontífices e dos Bourbon de França, evidenciando a sua assimilação no contexto português, tornando claro que a cadeira do monarca, cadeira patriarcal, sede gestatória e outros assentos produzidos para o rei D. João V e para o cardeal-patriarca D. Tomás de Almeida (1670 – 1754), reproduziam os arquétipos Francês e da Santa Sé: distintos entre si, mas que contribuíam, em uníssono, para a exaltação e fabricação da imagem de uma monarquia que se ambicionava destacar como uma das potências reinantes.por
dc.description.abstractJoão V’s reign (1706 - 1750) was marked by its opening to the cultural and artistic contexts of other European catholic monarchies that contributed to the empowerment of its own monarchyIn terms of historiography, there seems to be no doubt that Portugal was particularly marked by a notorious project to build a series of temples and palaces that emulated the Vatican's artistic culture. However, the understanding of Portuguese art in the first half of the 18th century, when linked to the Baroque and to João V’s absolutist politics, seems to have stimulated certain historiographic discourses which tend to refer to the introduction of the so-called regency and, above all, rococo styles, constrained by certain chronological and geographical limits, such as the end of the of João V’s and José I’s (1750-1777) reign, and the to the North of Portugal.This dissertation aims at understanding the artistic archetypes materialized in the Pope’s and the French ruler’s furniture, focusing on its assimilation in the Portuguese art, through two central figures of the João V’s reign: the cardinal-patriarch and the king himself. Therefore, we propose to analyze the French royal chairs and pontifical chairs, making it clear that João V king’s throne, the patriarchal chair and the sedia gestatoria reproduced the precisely French and Roman models.Therefore, we propose to analyze the French royal chairs and pontifical chairs, making it clear that João V king’s throne, the patriarchal chair and the sedia gestatoria reproduced the precisely French and Roman models.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectD. João Vpor
dc.subjectMobiliário de assentopor
dc.subjectRocaillepor
dc.subjectSanta Sépor
dc.subjectD. Tomás de Almeidapor
dc.subjectD. João Veng
dc.subjectFurnitureeng
dc.subjectRocailleeng
dc.subjectSanta Séeng
dc.subjectD. Tomás de Almeidaeng
dc.titleLugares reservados no espetáculo do poder. O mobiliário de assento no reinado de D. João Vpor
dc.title.alternativeLugares reservados no espetáculo do poder. O mobiliário de assento no reinado de D. João Veng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras-
degois.publication.titleLugares reservados no espetáculo do poder. O mobiliário de assento no reinado de D. João Vpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202674754-
thesis.degree.disciplineHistória da Arte/Património-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Arte e Património-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFernandes, Diogo Lemos::0000-0002-2985-0119-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriTrindade, Maria Luísa Pires do Rio Carmo-
uc.degree.elementojuriAntunes, Joana Filipa da Fonseca-
uc.degree.elementojuriQuadros, Sandra Patrícia Antunes Ferreira da Costa Saldanha e-
uc.contributor.advisorAntunes, Joana Filipa da Fonseca-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
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