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Título: Lugares reservados no espetáculo do poder. O mobiliário de assento no reinado de D. João V
Outros títulos: Lugares reservados no espetáculo do poder. O mobiliário de assento no reinado de D. João V
Autor: Fernandes, Diogo Lemos
Orientador: Antunes, Joana Filipa da Fonseca
Palavras-chave: D. João V; Mobiliário de assento; Rocaille; Santa Sé; D. Tomás de Almeida; D. João V; Furniture; Rocaille; Santa Sé; D. Tomás de Almeida
Data: 26-Nov-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Lugares reservados no espetáculo do poder. O mobiliário de assento no reinado de D. João V
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras
Resumo: O reinado de D. João V (1706 - 1750) foi marcado pela abertura aos contextos culturais e artísticos de outras potências católicas europeias que contribuíram para a fabricação da imagem de uma monarquia de primeira grandeza. No plano historiográfico, parecem não restar dúvidas de que o projeto de emancipação da monarquia portuguesa se norteou, em particular, através do empreendimento de um ambicioso projeto de construção e reabilitação de uma série de templos e palácios que emularam da cultura artística da Santa Sé uma nítida tonalidade romana, como o Palácio e Basílica de Mafra e a Basílica Patriarcal. Todavia, a compreensão da cultura artística portuguesa da primeira metade do século XVIII, ao vincular-se, grosso modo, à arte barroca – de nítida matriz romana – e à política absolutista de D. João V (1689 - 1750), parece ter vindo a produzir certos discursos historiográficos que, tendencialmente, remetem a compreensão da introdução dos designados estilos regência e, sobretudo, rococó, a certas balizas cronológicas e geográficas, como as são o final do reinado de D. João V e reinado de D. José I (1750-1777) e o Norte de Portugal. A presente dissertação tem, assim, como principal objetivo, compreender os formulários artísticos aplicados no mobiliário de assento dos Sumos Pontífices e dos Bourbon de França, evidenciando a sua assimilação no contexto português, tornando claro que a cadeira do monarca, cadeira patriarcal, sede gestatória e outros assentos produzidos para o rei D. João V e para o cardeal-patriarca D. Tomás de Almeida (1670 – 1754), reproduziam os arquétipos Francês e da Santa Sé: distintos entre si, mas que contribuíam, em uníssono, para a exaltação e fabricação da imagem de uma monarquia que se ambicionava destacar como uma das potências reinantes.
João V’s reign (1706 - 1750) was marked by its opening to the cultural and artistic contexts of other European catholic monarchies that contributed to the empowerment of its own monarchyIn terms of historiography, there seems to be no doubt that Portugal was particularly marked by a notorious project to build a series of temples and palaces that emulated the Vatican's artistic culture. However, the understanding of Portuguese art in the first half of the 18th century, when linked to the Baroque and to João V’s absolutist politics, seems to have stimulated certain historiographic discourses which tend to refer to the introduction of the so-called regency and, above all, rococo styles, constrained by certain chronological and geographical limits, such as the end of the of João V’s and José I’s (1750-1777) reign, and the to the North of Portugal.This dissertation aims at understanding the artistic archetypes materialized in the Pope’s and the French ruler’s furniture, focusing on its assimilation in the Portuguese art, through two central figures of the João V’s reign: the cardinal-patriarch and the king himself. Therefore, we propose to analyze the French royal chairs and pontifical chairs, making it clear that João V king’s throne, the patriarchal chair and the sedia gestatoria reproduced the precisely French and Roman models.Therefore, we propose to analyze the French royal chairs and pontifical chairs, making it clear that João V king’s throne, the patriarchal chair and the sedia gestatoria reproduced the precisely French and Roman models.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Arte e Património apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93707
Direitos: embargoedAccess
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