Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93698
Title: Redes Sociais: Um complemento ou uma parte integrante da assessoria de imprensa?
Other Titles: Social Media: A complement or an integral part of the press office?
Authors: Valente, Ana Rita Lima
Orientador: Silva, João José Figueira da
Keywords: Relações Públicas; Assessoria de Imprensa; Jornalismo; Internet; Redes Sociais; Public Relations; Press Office; Journalism; Internet; Social Media
Issue Date: 3-Feb-2020
Serial title, monograph or event: Redes Sociais: Um complemento ou uma parte integrante da assessoria de imprensa?
Place of publication or event: Central de Informação
Abstract: O aparecimento da web 2.0 acarretou a introdução no meio digital de ferramentas capazes de proporcionar entre os utilizadores da Internet a partilha de conteúdos – imagem, vídeo, áudio –, em tempo real e em qualquer parte do mundo. Estas alterações motivaram uma viragem no espetro comunicativo e alteraram a forma como atualmente se comunica. Neste sentido, e posto que as organizações são constituídas por pessoas, elas próprias viram-se confrontadas com alterações motivadas pelas mudanças ocorridas na comunicação. É, assim, pertinente questionar de que forma a comunicação é trabalhada no seio das organizações e, mais especificamente, como funciona, nos dias de hoje, a assessoria de imprensa. Com base numa experiência de estágio curricular durante três meses numa empresa de comunicação e assessoria – Central de Informação, no Porto –, pretende-se analisar de que forma os assessores utilizam as novas ferramentas da web 2.0, com especial enfoque nas redes sociais. A Internet não se caracteriza como mais um meio de comunicação na sociedade, mas antes, assume-se como uma revolucionadora da comunicação operada entre pessoas, tendo, por isso, alterado a forma como se está no mundo. O período de experiência profissional foi importante para observar que ainda existe uma falta de compreensão quanto à importância de se saber comunicar no meio on-line. Se por um lado as novas ferramentas são usadas, por outro as métricas e as rotinas mantêm-se iguais ao momento antes do aparecimento das redes sociais. Contudo, esta observação não significa que a resposta para a questão “Redes sociais: um complemento ou uma parte integrante na assessoria de imprensa?” seja óbvia, porque emergem necessidades na área do jornalismo, nos dias de hoje, que justificam o trabalho dos assessores de imprensa.
The appearance of the Web 2.0 as introduced tolls in the digital environment that allowed internet users to share contents - image, video and audio - in real time and all around the world. These changes prompted a turn over in the communicative spectrum and the way we nowadays communicate. As so, and seen that organizations are built by people, they were confronted by the need to also change. Therefore, it is wise to question the way that communication is shaped among the organizations and, more specifically, how nowadays the press office functions. Based in an experience of a curricular internship in a press office company that lasted 3 months - Central de Informação, at Oporto -, the goal was to analyze the way consultants use Web 2.0’s new tolls, specially social network. Internet is not just another society’s mean of communication, but it rather assumes itself as a revolutionary of communication amongst people, therefore changing the way they live. The period of the professional experience was important to observe that there is still a lack of comprehension regarding the importance of online communication. If in one hand, new tolls are used, in the other hand the metrics and routines remained as they were before the appearance of social network.However, this observation does not mean that the answer to the question “Social Network: a complement or an essential component to press office?” is obvious, as, nowadays, needs in the journalism area emerge that justify press office work.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93698
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
AnaValente_versaofinal.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

53
checked on Jul 22, 2021

Download(s)

54
checked on Jul 22, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons