Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93689
Título: Abordagem pedagógica ao tema das alterações climáticas: uma proposta de aplicação no âmbito da gestão dos recursos hídricos.
Outros títulos: Pedagogical approach to climate change: a proposal for application in the field of water resources management.
Autor: Faria, Sara Rafaela Lopes
Orientador: Nossa, Paulo Nuno Maia de Sousa
Palavras-chave: Prática de ensino supervisionada (estágio pedagógico); Ensino à Distância; Recursos Hídricos; Alterações Climáticas; Aprendizagem Cooperativa; Supervised teaching practice (pedagogical internship); Distance Learning; Water Resources; Climate Change; Cooperative Learning
Data: 26-Nov-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Abordagem pedagógica ao tema das alterações climáticas: uma proposta de aplicação no âmbito da gestão dos recursos hídricos.
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente relatório tem como objetivo principal apresentar uma descrição e reflexão sobre a prática de ensino supervisionada (estágio pedagógico) realizada no segundo ano de Mestrado em Ensino de Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, durante o ano letivo de 2019/2020 na disciplina de Geografia A numa turma de 10º ano, na Escola Secundária Infanta Dona Maria, Coimbra.Para além da reflexão e descrição é também apresentada uma proposta científico- pedagógica com aplicação no ensino, dedicada à exploração de um assunto atual pouco explorado nos manuais escolares de Geografia do ensino secundário- mudanças climáticas, utilizando-se como estratégia de implementação o trabalho cooperativo. Esta estratégia surge como ferramenta de consolidação dos conhecimentos lecionados, valorizando a componente prática na disciplina de Geografia, reforçando os conhecimentos adquiridos em contexto de ensino/ aprendizagem, direcionada para o tema dos “Recursos Naturais”, seguindo as aprendizagens essenciais, do programa de geografia A, inserindo no tema 2.-: Os recursos naturais de que a população dispões: usos, limites e potencialidades e no subtema 2.3-: Os recursos hídricos.O presente relatório está dividido em duas partes principais. Na primeira apresenta-se a caracterização e análise das atividades desenvolvidas no estágio pedagógico, bem como uma reflexão sobre este percurso de aprendizagem. A segunda parte corresponde ao suporte teórico, cientifico-pedagógico, referente ao tema das alterações climáticas, tendo como estratégia de ação a aprendizagem cooperativa, com o principal objetivo de desenvolver a área de competências (pensamento crítico e criativo, raciocínio e a resolução de problemas) e dos valores (como a cidadania ativa, a responsabilidade, a curiosidade reflexão e inovação) por parte dos alunos. Nesta última parte encontra-se também a estrutura e metodologia utilizada, bem como uma reflexão crítica sobre os resultados.
This report aims to present a description and reflection on the supervised teaching practice (pedagogical internship) carried out in the second year of the Master's Degree in Geography in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education, during the school year of 2019/2020 in the subject of Geography A in a 10th grade class, at Infanta Dona Maria Secondary School, Coimbra.In addition to a description of activities and considerations about the progress in practice, a strategy to implement in class is also presented, dedicated to the exploration of a current subject: water resources and climate change. A subject not enough explored in the textbooks of Geography of secondary education, despite the global impacts, that is used in this strategy as a basis to promote the cooperative work among students. This strategy is used as a tool to consolidate knowledge, valuing the practical component in the subject of Geography, reinforcing the knowledge acquired in the context of teaching / learning. This issue is explored in the sub-theme 2.3 (The water resources) of Geography A syllabus, inserted in theme 2.-: The natural resources available to the population: uses, limits and potentialities and in sub-theme).This report is divided in two main parts. The first one presents the characterization and analysis of the activities developed in the teaching practice, as well as a reflection on this learning path. The second part corresponds to the theoretical, scientific-pedagogical support related to the theme of climate change, used as the issue to implement a strategy focused on cooperative learning, with the main objective of developing skills (critical and creative thinking, reasoning and problem solving) and values (such as active citizenship, responsibility, curiosity, reflection and innovation) by the students. In this last part there is also the structure and methodology used, as well as a critical reflection on the results.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93689
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
SaraFaria_versãofinal.pdf8.96 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

169
Visto em 26/mar/2024

Downloads

450
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons