Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93684
Título: Herança do padre João Antunes no Património Cultural de Condeixa: o Orfeão e a Escola de Artes
Outros títulos: Cultural Heritage of father João Antunes: the Choral and Arts and Crafts School
Autor: Passos, Vera Inês Figueiredo
Orientador: Pita, António Pedro Couto da Rocha
Palavras-chave: Património Cultural; Condeixa; João Antunes; Orfeão; Escola de Artes e Ofícios; Cultural Heritage; Condeixa; João Antunes; Choral; Arts and Carfts School
Data: 21-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Herança do padre João Antunes no Património Cultural de Condeixa: o Orfeão e a Escola de Artes
Local de edição ou do evento: Câmara Municipal de Condeixa
Resumo: João Antunes (1862-1931), licenciado em Teologia e Direito pela Universidade Coimbra, chegou a Condeixa como conservador do Registo Predial em 1894, mais tarde nomeado capelão da Casa Ramalho e pároco coadjutor da freguesia. Habitou desde então em Condeixa até à data da sua morte, eternizado pelos habitantes com o cognome de Padre Boi.Como ativista cultural fundou e dirigiu dois núcleos: o Orfeão e a Escola de Artes e Ofícios. Organizou exposições de arte, certames a favor do Orfeão e da Escola. Dirigiu com maestria o grupo de cantores nos palcos em que atuou. Proporcionou a familiarização do Desenho, da Pintura aos alunos que frequentaram as aulas. Dedicou a sua vida ao amor pelas Artes. Legou e aflorou os êxtases artísticos, procurou dinamizar a cultura na pequena vila que o acolheu. “O povo de Condeixa associando-se neste momento […] paga uma divida de gratidão aquele que a amou […]” O Orfeão (1903-1927), constituído por um grupo de cerca de 80 participantes do sexo masculino, dos 8 aos 80 anos, pobres e ricos, analfabetos ou letrados, reuniam-se para cantar o “Miserere” ou o “Adoramus” quer em ações filantrópicas, ócio ou lazer. Atuou em vários palcos reconhecendo-lhe excelência e apreço por figuras ilustres do século XX e pela imprensa nacional.A Escola de Artes e Ofícios (1914-1927), era uma organização não institucionalizada e as aulas eram ministradas pelo próprio fundador. À disposição da comunidade condeixense para que pudessem familiarizar-se com a pintura, o desenho, sem exigir qualquer tipo de propina. Aos alunos assíduos eram-lhes concedidos honras e prémios perante a comunidade local e figuras célebres que se deslocavam a Condeixa para assistir aos certames. Organizavam-se exposições e deslocações do Orfeão para a angariação de verbas para a manutenção da escola.Desde os finais o século XIX, na Europa e, em Portugal no início do século XX, assistia-se à revalorização da Música e do Desenho em contexto cultural. A Música era uma ferramenta para a educação/instrução da sociedade portuguesa com uma taxa de analfabetismo na ordem dos 76%, o Canto auxiliaria a formação de grupos designados como Orfeões, que se reuniam para cantar. Para isso seria necessário a leitura de pautas, letras e meneios que eram orientados por regentes mais letrados. Em Portugal, os Orfeões começaram a proliferar a partir de 1900, constituídos numa primeira fase estudantes e, mais tarde, por operários e agricultores.O Desenho também ofereceu o seu contributo, económico e cultural, na sociedade portuguesa a fim de especializar técnicos de engenharia para o levantamento infraestruturas essenciais a circulação de pessoas e bens através de estradas, pontes porque era limitada. A profissionalização de ofícios rudimentares: artesãos, carpinteiros, marceneiros, ferreiros. As escolas, principalmente as de iniciativa privada, estimulavam a familiarização do Desenho e despertavam as habilidades técnicas e/ou artísticas dos seus alunos.João Antunes soube estimular com a fundação destes grupos, através do Canto e da Pintura, a alcançar a habilidade e sensibilidade artística dos seus discípulos. Legando e multiplicando na pequena vila de Condeixa: “Pintores de domingo, marceneiros-artistas, ferreiros, compositores populares”. A Herança do Padre João Antunes no Património Cultural de Condeixa.
João Antunes (1862-1931), graduated in Theology and Law from the University of Coimbra, arrived in Condeixa as Conservator of the Land Registry in 1894, later appointed chaplain of Casa Ramalho and coadjutor parish priest. He lived in Condeixa until the date of his death, immortalized by the inhabitants with the name of Padre Boi.As a cultural ambassador, he founded and directed two groups: Orpheon and the School of Arts and Crafts. He organized art exhibitions, events in favor of Choral and the School. He masterfully directed the group of singers on the stages in which he performed. He provided the familiarization of Drawing and Painting to students who attended classes. He dedicated his life to the love of the Arts. He bequeathed and brought out the artistic ecstasies, he tried to boost the culture in the small village that welcomed him. "The people of Condeixa associating at this moment [...] pays a debt of gratitude to those who loved them [...]"Orpheon (1903-1927), formed by a group of about 80 male participants, from 8 to 80 years old, poor and rich, illiterate or literate, met to sing “Miserere” or “Adoramus” either in philanthropic actions or leisure. He performed on several stages recognizing his excellence and appreciation for illustrious figures of the 20th century and the National Press.The School of Arts and Crafts (1914-1927), a non-institutionalized organization, where classes were taught by the founder himself. At the disposal of the condeixense community so that they could familiarize themselves with painting and drawing, without requiring any kind of bribe. Regular students were given honors and prizes towards the local community and celebrated figures who traveled to Condeixa to attend the competitions. Orpheon exhibitions and trips were organized to raise funds for the maintenance of the school.At the same time, the emergence of Music and Drawing was witnessed, since the end of the 19th century, in Europe and in Portugal in the beginning of the 20th century.Music was a tool for the education/instruction of Portuguese society with an illiteracy rate in the order of 76%, Chant would help the formation of groups designated as Choral, who met to sing. For this it would be necessary to read the guidelines, letters and instructions that were guided by conductors more literate. In Portugal, the Choral began to proliferate from 1900 onwards, initially constituted by students and, later, by workers and farmers.Drawing also offered its economic and cultural contribution, in Portuguese society, in order to specialize engineering technicians to survey essential infrastructures for the movement of people and goods across roads and bridges. The professionalization of rudimentary crafts: craftsmen, carpenters, joiners, blacksmiths. The Schools, especially those of private initiative, stimulated the familiarization of Drawing and awakened the technical and/or artistic skills of their students.João Antunes was able to stimulate with the foundation of these groups, through singing and painting, to achieve the skill and artistic sensitivity of his disciples. Legating and multiplying in the small village of Condeixa: “Sunday painters, joiners-artists, blacksmiths, popular composers”. Cultural Heritage of father João Antunes: Choral and Arts and Crafts School
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Património Cultural e Museologia apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93684
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
VeraPassos_versaofinal.pdf2.32 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

176
Visto em 26/mar/2024

Downloads

112
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons