Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93677
Título: Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di Bologna
Outros títulos: Programming in a Jewish Context: The case of Museo Ebraico di Bologna
Autor: Silva, Fernando Emanuel Freitas da
Orientador: Simões, Carlota Isabel Leitão Pires
Palavras-chave: museus; programação; serviço educativo; museu judaico; Bolonha; museums; programming; educational service; jewish museum; Bologna
Data: 14-Fev-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Programar em contexto judaico: o caso do Museo Ebraico di Bologna
Local de edição ou do evento: Museo Ebraico di Bologna
Resumo: O presente trabalho "Programar em contexto judaico: O caso do Museo Ebraico di Bologna" resulta de um estágio realizado no Museo Ebraico di Bologna (MEB), Itália, no período compreendido entre outubro de 2018 e junho de 2019. O período em questão foi significativo por duas razões: em 2018 assinalou-se os 80 anos da promulgação das leis raciais impostas pelo regime fascista liderado por Benito Mussolini e comemorou-se o vigésimo aniversário da instituição de acolhimento. Nesse sentido, abordam-se dois eventos aos quais o museu se tem associado nos últimos tempos: o Dia Europeu da Cultura Judaica e o Dia da Memória. Tratam-se de mais dois eventos programáticos que o museu desenvolveu nas suas instalações durante o período: a Festa Internazionale della Storia, organizado pela Università di Bologna e a exposição Unforgettable Childhood / L'Infanzia Indimenticabile, curada por Ermano Tedeschi . Paralelamente, refere-se o programa didático do serviço educativo do museu, requerido sobretudo pela comunidade escolar, em especial os percursos desenvolvidos no interior do museu e das ruas do antigo gueto judaico. Verifica-se que existe também uma maior tendência por parte das escolas em escolher o tema da Shoah. Finaliza-se com um balanço ao período de estágio. Através das observações recolhidas, verifica-se que o museu apresenta algumas limitações em vários pontos tais como a acessibilidade e diversificação programática que deveriam constituir uma prioridade a curto prazo, tendo como objetivo final aumentar a sua qualidade.Palavras-chaves: Programação; Museus; Museu Judaico; Serviço Educativo; Bolonha.
This present work "Programming in a jewish context: the case of Museo Ebraico di Bologna" results of an internship at the Museo Ebraico di Bologna (MEB), Italy, held between October 2018 and June 2019. This period was especially relevant mainly for two reasons: 2018 marks 80 years of the enactment of racial laws imposed by the fascist leader Benito Mussolini; and the organization’s twentieth anniversary. On this note, two events in which the museum has been associated with were hold: the European Day of the Jewish Culture and the Day of Remembrance. There are also two more events that the museum held at their premises during this period: Festa Internazionale della Storia, organized by the Università di Bologna and the exhibition Unforgettable Childhood / L'Infanzia Indimenticabile, curated by Ermano Tedeschi. At the same time, it refers to the didactic program of the museum’s educational service, required by the school community, especially the paths developed inside the museum and the streets of the old Jewish ghetto. It’s noticeable that there is a great tendency for schools to choose the theme Shoah. It ends with a balance related to the internship period. From the observations collected, it appears that the museum has some limitations on various points such as accessibility and programmatic diversification that should be a short-term priority, with the ultimate goal of increasing its qualityKeywords: Programming; Museums; Jewish Museum; Educational Service; Bologna.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Património Cultural e Museologia apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93677
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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